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dc.contributor.authorMenezes, Marilde Loiola de-
dc.date.accessioned2016-06-28T01:14:42Z-
dc.date.available2016-06-28T01:14:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMenezes, M. L. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.issn0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010-
dc.descriptionMENEZES, Marilde Loiola de. A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClaude Lefortpt_BR
dc.subjectMaquiavelpt_BR
dc.subjectRepública Romanapt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectWeberianopt_BR
dc.titleA dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrClaude Lefort é considerado um dos mais célebres leitores de Maquiavel. Seus estudos sobre o autor convivem com a interpretação política hegemônica dos anos sessenta do século XX, que, de forma simplificada, situava-se em torno de duas grandes correntes: os marxistas e os weberianos. Para os marxistas, os conflitos sociais da modernidade poderiam ser explicados através da história das relações de produção. Para os weberianos, a modernidade não poderia ser analisada somente pela instância econômica visto que outros fatores culturais, religiosos não podem ser negligenciados da análise histórico-social. Nesse universo intelectual, Lefort extrai da obra do autor florentino a seguinte tese: longe de ser acidental ou contingencial para Maquiavel, os conflitos sociais, o confronto de interesses e de valores irreconciliáveis constituem-se os principais fundamentos da liberdade e da sociedade política. Em Maquiavel, essa oposição irreconciliável identificada pelo desejo dos Grandes de comandar e oprimir e o desejo do povo refratário à dominação expressa o núcleo não decomposto, isto é, irredutível, da sociedade política. Tendo como referência analítica a dialética do desejo, explorada por Lefort nos Discorsi, este artigo demonstra que o sonho iluminista de uma sociedade reconciliada, isenta de conflito, significaria, para Maquiavel, a eliminação da liberdade e do jogo das forças sociais da sociedade política.pt_BR
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