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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menezes, Marilde Loiola de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T01:14:42Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T01:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Menezes, M. L. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 | - |
dc.identifier.issn | 0041-8862 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010 | - |
dc.description | MENEZES, Marilde Loiola de. A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Claude Lefort | pt_BR |
dc.subject | Maquiavel | pt_BR |
dc.subject | República Romana | pt_BR |
dc.subject | Marxismo | pt_BR |
dc.subject | Weberiano | pt_BR |
dc.title | A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Claude Lefort é considerado um dos mais célebres leitores de Maquiavel. Seus estudos sobre o autor convivem com a interpretação política hegemônica dos anos sessenta do século XX, que, de forma simplificada, situava-se em torno de duas grandes correntes: os marxistas e os weberianos. Para os marxistas, os conflitos sociais da modernidade poderiam ser explicados através da história das relações de produção. Para os weberianos, a modernidade não poderia ser analisada somente pela instância econômica visto que outros fatores culturais, religiosos não podem ser negligenciados da análise histórico-social. Nesse universo intelectual, Lefort extrai da obra do autor florentino a seguinte tese: longe de ser acidental ou contingencial para Maquiavel, os conflitos sociais, o confronto de interesses e de valores irreconciliáveis constituem-se os principais fundamentos da liberdade e da sociedade política. Em Maquiavel, essa oposição irreconciliável identificada pelo desejo dos Grandes de comandar e oprimir e o desejo do povo refratário à dominação expressa o núcleo não decomposto, isto é, irredutível, da sociedade política. Tendo como referência analítica a dialética do desejo, explorada por Lefort nos Discorsi, este artigo demonstra que o sonho iluminista de uma sociedade reconciliada, isenta de conflito, significaria, para Maquiavel, a eliminação da liberdade e do jogo das forças sociais da sociedade política. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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