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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pordeus Júnior, Ismael de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T00:59:06Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T00:59:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Pordeus Júnior, I. A. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 | - |
dc.identifier.issn | 0041-8862 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18002 | - |
dc.description | PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade. A expansão da Jurema na Península Ibérica. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 247-262, jan./jun. 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jurema | pt_BR |
dc.subject | Península Ibérica | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Portugal | pt_BR |
dc.title | A expansão da Jurema na Península Ibérica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Depois da Umbanda e do Candomblé, a Jurema é a mais recente religião brasileira a cruzar o Atlântico e a entrar no complexo de transnacional da Península Ibérica, particularmente, em Portugal, onde dá sinais de expansão. Cada vez mais se instala um debate antropológico sobre as consequências culturais da globalização, que coloca a religião em um lugar de destaque. As religiões se apresentam hoje como transnacionais, conforme Appadurai (2001). É o que será tratado neste artigo, a partir de tópicos de um estudo em realização, em uma Jurema – o Centro Espírita Vila Alhandra –, situada em São Lourenço, Azeitão, Portugal. O domínio religioso é, por excelência, adepto do transnacional. A transferência entre comunidades, seja qual for a relação de dominação, não ocorre em um único sentido, e as próprias relações sociais se modificam pela ação da diluição de fronteiras. Os elementos passam de uma a outra cultura, podendo existir nas duas, e se estender, amplamente, como que a designar as vias de passagem e a permitir o fenômeno de uma terceira via, uma hibridização da produção de componentes culturais: uma terceira entidade, em constante recomposição, aparecendo, frequentemente, nas culturas das sociedades coloniais e pós-coloniais. Tudo isso faz emergir uma nova categoria de modelo ideal, o peregrino carismático, na modernidade religiosa... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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