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dc.contributor.authorLima Júnior, Ronaldo Mangueira-
dc.date.accessioned2016-06-27T17:30:36Z-
dc.date.available2016-06-27T17:30:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A influência da idade na inteligibilidade e no grau de sotaque estrangeiro de alunos brasileiros de inglês de nível avançado. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 13, n. 2, p. 65-87, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2237-0951 (online)-
dc.identifier.issn1677-9770 (inpresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17989-
dc.description.abstractThis study has investigated the influence that the age in which Brazilian learners begin to study English in Brazil may have on their pronunciation at the end of their advanced English courses, especially on their intelligibility and rate of foreign accent. Learners who were in the last semester of their courses and who had begun studying at different ages were recorded reading a paragraph and speaking spontaneously. A control group of native speakers of English was also recorded performing the same tasks. Participants‟ levels of intelligibility and of rate of foreign accent were assessed by a panel of nine judges and the results show a tendency of decline in their pronunciation as the age in which they began studying increases; with a sharp decline even between the control group and the earliest starters. A few exceptional learners, with intelligibility and rate of foreign accent levels close to those of the native speakers, were found. The results are aligned with the concept of second language acquisition as a dynamic system, under which the data were analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Horizontes de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectAquisição fonológicapt_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectInglês - L2pt_BR
dc.subjectInteligibilidadept_BR
dc.subjectSecond languagept_BR
dc.titleA influência da idade na inteligibilidade e no grau de sotaque estrangeiro de alunos brasileiros de inglês de nível avançadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo investigou a influência que a idade com a qual brasileiros começam a estudar inglês no Brasil pode ter na sua pronúncia ao final do curso avançado de inglês, mais especificamente na inteligibilidade e no grau de sotaque estrangeiro. Alunos que estavam cursando o último semestre de seus cursos e haviam começado o curso em diferentes idades foram gravados lendo um parágrafo e falando espontaneamente. Um grupo controle de falantes nativos de inglês também foi gravado desempenhando as mesmas tarefas. Os níveis de inteligibilidade e de grau de sotaque estrangeiro dos participantes foram avaliados por um painel de nove juízes, e os resultados mostram uma tendência de declínio na pronúncia com o aumento da idade de início do curso, com um grande declínio mesmo entre o grupo controle e os aprendizes mais novos. Alguns aprendizes excepcionais, com níveis de inteligibilidade e de grau de sotaque estrangeiro próximos aos dos falantes nativos, foram encontrados. Os resultados estão alinhados ao conceito de aquisição de segunda língua como sistema dinâmico, sob a qual os dados foram analisados.pt_BR
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