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dc.contributor.authorMeucci, Simone-
dc.contributor.authorBezerra, Rafael Ginane-
dc.date.accessioned2016-06-25T16:32:32Z-
dc.date.available2016-06-25T16:32:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMEUCCI, Simone; BEZERRA, Rafael Ginane. Sociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 87-101, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.issn0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17958-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPlano nacionalpt_BR
dc.titleSociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO movimento pelo retorno da sociologia à educação básica foi constantemente acompanhado pela discussão sobre o delineamento de um currículo mínimo de caráter nacional para a disciplina. Essa discussão, por sua vez, sempre esteve associada à inquietação segundo a qual a sociologia escolar não possui uma identidade bem constituída ou de que a sua inserção nesse nível de ensino ainda é instável. Dito de outra forma, a estabilização do conteúdo curricular da disciplina e a sua homogeneização, em âmbito nacional, tendem a ser pensadas como antídotos para o dilema que consensualmente se expressa através da hipótese de intermitência histórica da sociologia. Ainda que de feitio exploratório, lançando mão de questionamentos e sugerindo hipóteses que pretendem inspirar novas pesquisas, o presente artigo tem o objetivo de problematizar esse vínculo causal entre a definição de um currículo mínimo e a consolidação da identidade da sociologia escolar como uma disciplina da educação básica. Tendo como pano de fundo alguns elementos da teoria dos códigos de Basil Bernstein, particularmente a sua proposição de que os resultados do processo educativo estão associados à articulação entre currículo, pedagogia e avaliação, identifica três instâncias privilegiadas para se pensar a rotinização do conteúdo que vem sendo mobilizado pela sociologia escolar: o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o modelo que caracteriza as Licenciaturas no Brasil. Consideramos a hipótese de que essas três instâncias, mesmo que de forma heterogênea, têm operado a lógica de seleção que define minimamente o conteúdo a ser trabalhado pela disciplina...pt_BR
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