Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17887
Type: Artigo de Periódico
Title: Ampliando o conceito de situação-limite de Martín-baró: diálogos com o conceito de crise
Authors: OLIVEIRA, Lucian Borges de
MOREIRA, Ana Paula Gomes
GUZZO, Raquel Souza Lobo
Keywords: Crise;Situação-limite;Psicologia social da libertação
Issue Date: 2014
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Lucian Borges de; MOREIRA, Ana Paula Gomes; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Ampliando o conceito de situação-limite de Martín-baró: diálogos com o conceito de crise. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 96-105, jul./dez. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho toma como fundamento a Psicologia Social da Libertação e pretende constituir-se com um estudo piloto ao propor a reflexão sobre os conceitos de crise e situação-limite discutidos, respectivamente, por Leonardo Boff e Ignacio Martín- Baró. Para isso, propomos a leitura de textos de cada um destes autores: Crise – oportunidade de crescimento de Leonardo Boff e Guerra y Trauma Psicosocial Del Niño Salvadoreño e Guerra y Salud Mental de Ignacio Martín - Baró. O confronto entre estas leituras tem o objetivo de explicitar as semelhanças e as divergências entre os conceitos de situação-limite e de crise a partir do paradigma da Libertação. Assim, propõe-se uma ampliação do conceito de situação-limite tratado por Martín-Baró para, com isso, sinalizar um avanço no sentido dos conceitos que surgem no interior desta concepção teórica para a Psicologia.
Abstract: This work presents a theoretical study based on the framework of Liberation Social Psychology. We aim to reflect about two main concepts: crisis and limit-situation within from the standpoint of Leonardo Boff and Ignacio Martín-Baró. For this, we propose a reflected reading of three important articles written by each of them: Crisis – growth opportunity from Leonardo Boff and War and Psychosocial Trauma of the child in El Salvador and War and Mental Health for Ignacio Martín-Baró. The reflected reading is a methodological perspective that aims to find the similarities and differences or possible matches between the crisis and limit-situation ideas within the Liberation Social Psychology paradigm. Thus, it is expected to share and help to better understand the practical possibilities arising from Social Liberation Psychology.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17887
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_lboliveiraapmoreirapslguzzo.pdf2,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.