Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorBarbosa, Marilene Lobo Abreu-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-21T18:17:44Z-
dc.date.available2016-06-21T18:17:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVarela, A. V.; Barbosa, M. L. A.; Farias, M. G. G. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn1981-8920-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17841-
dc.descriptionVARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação em múltiplas abordagens. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p.138-170, mai./ ago. 2014.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Deals with the integration of mediation in various contexts/realities: in education - focusing on classroom education and distance - in the library, in the company and in an urban community, bringing practical examples of actions undertaken in some of these spaces. Objectives: Presents the multiple approaches and contextualization, in which the mediation of information is used with the aim of boosting the subject in the discovery, construction and transformation of their objective and subjective world, through an intentional, reciprocal and meaningful action Methodology: Literature review Results: It is observed that the non-fulfillment of mediation in various contexts, especially if mediators that act on them, selecting, organizing information and contextualizing them culturally, may contribute to the cultural deprivation. Conclusion: The different approaches and contextualization of the use of mediation information demonstrate the need to reflect on this theme and to draw attention to the significance of mediation in the field of information science, focusing on multiple approaches.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInformação & Informaçãopt_BR
dc.subjectMediação na educaçãopt_BR
dc.subjectMediação na bibliotecapt_BR
dc.subjectMediação na empresapt_BR
dc.subjectMediação na comunidadept_BR
dc.subjectMediation in educationpt_BR
dc.subjectMediation in the librarypt_BR
dc.subjectMediation in the companypt_BR
dc.subjectMediation in the communitypt_BR
dc.titleMediação em múltiplas abordagenspt_BR
dc.title.alternativeMediación en enfoques múltiplespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: Trata da inserção da mediação em diversos contextos/realidades: na educação – com foco na educação presencial e a distância -, na biblioteca, na empresa e em uma comunidade urbana, trazendo exemplos práticos de ações empreendidas em alguns destes espaços. Objetivo: Apresentar as múltiplas abordagens e contextualizações, nas quais a mediação da informação é utilizada com o objetivo de impulsionar o sujeito na descoberta, construção e transformação do mundo objetivo e subjetivo, mediante uma ação intencional, recíproca e significativa. Metodologia: Revisão de literatura Resultados: Observa-se que a não efetivação da mediação em diversos contextos, principalmente se mediadores que neles atuam, selecionando, organizando informações e contextualizando-as culturalmente, pode contribuir para a privação cultural. Conclusões: Conclui-se que as diversas abordagens e contextualizações do uso da mediação da informação demonstram a necessidade de se refletir a respeito deste tema e de se alertar para o significado da mediação na área da Ciência da Informação, com foco nas múltiplas abordagens.pt_BR
dc.description.abstract-esIntroducción: Se ocupa de la inclusión de la mediación en diversos contextos/realidades: en la educación - educación presencial y a distancia – en la biblioteca, en la empresa y en una comunidad urbana, aportando ejemplos prácticos de acciones llevadas a cabo em algunos de estos espacios. Objetivo: Presenta los múltiples enfoques y contextualizaciones, en las cuales la mediación de la información se utiliza con el fin de impulsionar la persona em el descubrimiento, construcción y transformación del mundo objetivo y subjetivo, por medio de una acción intencional, recíproca y significativa. Metodología: Revisión de la literatura Resultados: Se observa que cuando no acurre la mediaciónen en diversos contextos, sobre todo si los mediadores que actúan sobre ellas, seleccionando, organizando la información y contextualizandola culturalmente, puede contribuir a la privación cultural. Conclusión: Llegase a la conclusión de que los diferentes enfoques y contextualizaciones de la utilización de la mediación de la información demuestran la necesidad de reflexionar sobre este tema y de se llamar la atención sobre la importancia de la mediación em e lámbito de la ciencia de la información, centrándose en enfoques múltiples.pt_BR
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_avvarelamlabarbosamggfarias.pdf229,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.