Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17840
Title in Portuguese: Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
Title: Mediation and information literacy: propositions for the construction of a protagonist librarian profile
Author: Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Protagonismo social
Bibliotecário
Mediação da informação
Competência em informação
Social protagonism
Librarian
Mediation of information
Information literacy
Issue Date: 2015
Publisher: InCID: revista de ciência da informação e documentação
Citation: FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: revista de ciência da informação e documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015/fev. 2016.
Abstract in Portuguese: Apresenta proposições, a partir de um projeto de pesquisa em andamento, para o desenvolvimento de um perfil de bibliotecário protagonista, tendo como subsídios os constructos teórico-conceituais da mediação e da competência em informação. Emprega como recurso metodológico a revisão de literatura de autores clássicos e contemporâneos das temáticas em foco, bem como, a experiência docente na disciplina serviços de informação. Conclui-se que ao compreender a necessidade de integrar múltiplos saberes, utilizando os conceitos da mediação da informação, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos e habilidades (competências), o bibliotecário pode se sentir cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários, e dessa forma, sentir-se protagonista de suas atividades laborais, preparando os usuários para se tornarem, progressivamente, autônomos no acesso e uso das informações que necessitam, promovendo assim, ações que beneficiam a todos, bibliotecários e usuários dos serviços de informação.
Abstract: Presents propositions, from a research project in progress for the development of a protagonist librarian profile, with the subsidies the theoretical and conceptual constructs of mediation and information literacy. Employs as a methodological resource review of literature classics and contemporary authors on the thematic focus as well as the teaching experience in the discipline of information services. We conclude that to understand the need to integrate multiple knowledge using the concepts of information mediation, developing a set of knowledge and skills (skills), the librarian may feel increasingly prepared to meet the needs of users, and this shape, feel protagonist of their work activities, preparing users to become progressively independent in accessing and using the information they need, thus promoting actions that benefit everyone, librarians and users of information services.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17840
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2178-2075 (online)
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_mggfarias.pdf533,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.