Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Márcia Regina Mendes-
dc.contributor.authorTank, Jessica Aline-
dc.contributor.authorCosta, Sandra Mara Demétrio-
dc.contributor.authorFurlan, Fabiano-
dc.contributor.authorSchnell, Lenize Carnette-
dc.date.accessioned2016-06-21T12:03:14Z-
dc.date.available2016-06-21T12:03:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNUNES, Márcia Regina Mendes; TANK, Jessica Aline; COSTA, Sandra Mara Demétrio; FURLAN, Fabiano; SCHNELL, Lenize Carnette. O professor frente às dificuldades de aprendizagem: ensino público e ensino privado, realidades distintas? Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 63-74, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740(online)-
dc.identifier.issn0102-1222(impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17809-
dc.description.abstractThis article is a qualitative research carried out in two schools in the South of Brazil, including a public network school and a private network school, in order to investigate the 1st to 5th teachers’ conception about the difficulties of learning. Ten teachers were participated in the research, five from each network (private and public). For the process of data collection we chose to do a semi-structured questionnaire was chosen, including professional identification and ten questions. Data analysis revealed few differences between the concepts and strategies about the students’ learning difficulties. However, it could be seen that in the private schools the teachers have show more responsibility concerning the learning process of their students, showing that they value ethical dimension of their professional activity . Both, the private schools and the public schools showed gaps in their educational system that need to be filled, reaffirming what researches have been revealing, the precarious state of Brazilian education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleO professor frente às dificuldades de aprendizagem: ensino público e ensino privado, realidades distintas?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa realizada em duas escolas do Sul do Brasil, uma da rede pública e outra da rede privada de ensino. O objetivo deste estudo é investigar as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em relação às dificuldades de aprendizagem. Participaram da pesquisa dez professores de 1º ao 5º ano, cinco da escola privada e cinco da pública. Para o processo de coleta de dados, optou-se por questionário semiaberto formado por uma ficha de identificação profissional e dez perguntas. A análise dos dados revelou poucas diferenças entre as concepções e estratégias docentes frente aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Contudo, pode-se notar a diferença peculiar de que os docentes da escola privada sentem-se mais responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, mostrando que estes valorizam a dimensão ética do seu fazer profissional. Mas, tanto o ensino público quanto o privado mostraram lacunas em seus sistemas de ensino, que necessitam ser preenchidas, reafirmando assim o que há muito tempo as pesquisas vêm revelando, o estado precário que se encontra o ensino brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_mrmnunesjatanksmdcosta.pdf739,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.