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dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorBarbosa, Marilene Lobo Abreu-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-17T14:34:24Z-
dc.date.available2016-06-17T14:34:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVarela, A. V.; Barbosa, M. L. A.; Farias, M. G. G. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn0100-1965 (impresso)-
dc.identifier.issn1518-8353 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17774-
dc.descriptionVARELA, Aída Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Ferramentas cognitivas, ambientes modificadores, medição e construção do conhecimento: potencializando a cognição do sujeito social na perspectiva do aprender. Ciência da Informação, Brasília, v. 43, n. 2, p.198-209, mai./ago. 2014.pt_BR
dc.description.abstractPresents cognitive tools capable of providing human cognitive modifiability, that is, mental flexibility and plasticity, through mediation established between social actions and individual or collective motivations. This is a literature review that discusses, in the context of the information society and the influence of information and communication technologies, the theories of cognitive flexibility. Also contextualizes the conceptual maps as schematic resources to represent knowledge, within a propositions framework and as content crawlers. Concludes that cognitive tools, in certain modifying environments, mediated by trained professionals, can promote the construction and socialization of knowledge, when enhancing the cognition of the subjects, who, in their subjectivity, organize the world in concentric circles and promote actions that affect the context and get affected by it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas cognitivaspt_BR
dc.subjectAmbientes modificadorespt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectSocialização do conhecimentopt_BR
dc.subjectCognitive toolspt_BR
dc.subjectModifiying environmentspt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectSocialization of knowledgept_BR
dc.subjectHerramientas cognitivaspt_BR
dc.subjectAmbientes modificadorespt_BR
dc.subjectMediaciónpt_BR
dc.subjectSocialización del conocimientopt_BR
dc.titleFerramentas cognitivas, ambientes modificadores, medição e construção do conhecimento: potencializando a cognição do sujeito social na perspectiva do aprenderpt_BR
dc.title.alternativeHerramientas cognitivas, ambientes modificadores, mediación y construcción del conocimiento: mejora de la cognición del sujeto desde la perspectiva del aprendizajept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta ferramentas cognitivas capazes de proporcionar a modificabilidade cognitiva humana, ou seja, a flexibilidade e a plasticidade mental, por meio da mediação que flui entre ações sociais e motivações individuais ou coletivas. Trata-se de revisão de literatura que discute, no contexto da sociedade da informação e da influência das tecnologias de informação e comunicação, as teorias da flexibilidade e da plasticidade cognitiva. Contextualiza ainda os mapas conceituais como recursos esquemáticos para representar o conhecimento, dentro de uma estrutura de proposições e como indexadores de conteúdo. Conclui que as ferramentas cognitivas, em determinados ambientes modificadores, mediados por profissionais capacitados, podem promover a construção e socialização do conhecimento, ao potencializar a cognição dos sujeitos, os quais, na sua subjetividade, organizam o mundo em círculos concêntricos e promovem ações que vão afetando o contexto e vão sendo por ele afetadas.pt_BR
dc.description.abstract-esPresenta herramientas cognitivas capaces de proporcionar la modificabilidad cognitiva humana, o sea, la flexibilidad y plasticidad mental, por medio de la mediación, que fluye entre las acciones individuales y las motivaciones individuales o colectivas. Es una revisión de literatura que discute, en el contexto de la sociedad de la información y de la influencia e las tecnologías de información y comunicación, las teorías de flexibilidad y plasticidad cognitiva. Contextualiza, además, los mapas conceptuales como recursos esquemáticos para representar el conocimiento, dentro de un marco de proposiciones y como indexadores de contenido. Concluye que herramientas cognitivas, en ciertos ambientes modificadores, mediados por profesionales capacitados, pueden promover la construcción y socialización del conocimiento, al potencializar la cognición de los sujetos, que, en su subjetividad, organizan el mundo en círculos concéntricos y fomentan acciones que afectan el contexto, que también los afecta.pt_BR
dc.title.enCognitive tools, modifying environments, mediation and knowledge construction: enhancing the cognition of social subject from the learning perspectivept_BR
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