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dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorFreire, Isa Maria-
dc.date.accessioned2016-06-17T12:23:13Z-
dc.date.available2016-06-17T12:23:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Giovanna Guedes; VARELA, Aida Varela; FREIRE, Isa Maria. Ações de informação de caráter relacional e formativo para intervenção em uma comunidade urbana. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013, p. 1-18.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17766-
dc.description.abstractPresents the epistemological presuppositions of Information Science (IC) that can provide theoretical and methodological subsidies, to develop information actions in subjects living on the margins of the information society. Proposes the development work directed to the implementation of relational and formative information actions in the field of research, aiming to make possible interventions in the social reality of these subjects. It is understood that the work of the information professional, this social context, as an organizer and mediator, can facilitate the access and use of information in support of the appropriation by the protagonists of these actions, the information they need to leave the state exclusion that are informational. Describes the methodology of a qualitative nature, using the participatory research and instruments such as interview script, form exploration and field diary data collection. Informs that the data will be treated by means of content analysis, following the trajectory of the categories produced from three capabilities previously chosen by the subjects of the research. Reports that from experience gained during a master’s research and through participant observation, shares information began to be outlined by adopting the model as a theory of human development and mental training. We conclude that this research may encourage individuals to start a movement of socialization and pursuit of critical awareness in the understanding of social reality, in appreciation of their bond of belonging of the opportunity to participate effectively in the information society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções de informaçãopt_BR
dc.subjectCompetências em informaçãopt_BR
dc.subjectRegime de informaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInformation actionpt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectInformation regimept_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.titleAções de informação de caráter relacional e formativo para intervenção em uma comunidade urbanapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta os pressupostos epistemológicos da Ciência da Informação (CI) que podem fornecer subsídios teórico-metodológicos para desenvolver competências em informação, em sujeitos que vivem à margem da sociedade da informação. Propõe o desenvolvimento de trabalho direcionado para a implementação de ações de informação de caráter relacional e formativo no campo de pesquisa, visando possibilitar intervenções na realidade social desses sujeitos. Entende-se que, o trabalho do profissional da informação, nesse contexto social, como organizador e mediador, pode facilitar o acesso e o uso da informação, no apoio à apropriação, pelos protagonistas dessas ações, das informações de que necessitam para saírem do estado de exclusão informacional em que se encontram. Descreve a metodologia de cunho qualitativo, com utilização da pesquisa participante e uso de instrumentos como roteiro de entrevista, formulário de prospecção e diário de campo para coleta de dados. Informa que os dados serão tratados por meio da análise de conteúdo, seguindo a trajetória das categorias produzidas a partir de três capacitações previamente escolhidas pelos próprios sujeitos da pesquisa. Relata que a partir da experiência adquirida durante pesquisa de mestrado e por meio da observação participante, as ações de informação começaram a ser delineadas adotando-se como teoria o modelo do desenvolvimento humano e treinamento mental. Conclui-se que essa pesquisa pode incentivar os sujeitos a iniciarem um movimento de socialização e busca de consciência crítica no entendimento da sua realidade social, de valorização do seu vínculo de pertencimento da oportunidade de participação efetiva na sociedade da informação.pt_BR
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