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dc.contributor.authorFreire, Isa Maria-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-16T16:06:16Z-
dc.date.available2016-06-16T16:06:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFreire, I. M.; Farias, M. G. G. (2013)pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-36-1339-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17745-
dc.descriptionFREIRE, Isa Maria; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Um olhar para a ciência e seu discurso: reflexão sobre a característica social da Ciência da Informação. In: ENCONTRO IBÉRICO EDICIC, 6., 2013, Porto. Atas... Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CETAC.MEDIA, 2013, p. 51-63.pt_BR
dc.description.abstractAims to reflect the purpose of the formation of scientific knowledge discoursing about the scientific field of Information Science (IS) from an epistemological perspective, showing also how IS is characterized as a postmodern science, for dialogue with other forms knowledge and be able to meet increasingly, social 51 function of science. Discusses the regime model information González Gómez, which integrates the actions of information to policy and management of science and technology, from the perspective of information as information actions that refer to actors who work in certain contexts and situations that these actions occur and information regimes in which they enroll.With this approach, it is argued that the field of information science can provide theoretical and technological resources that foster the skills necessary for the socialization of information. Describes the actions of developing information in the Project Technologies Laboratory Intellectuals - LTi, where researchers and learners act both to facilitate the transmission of knowledge as to specially produce and share information which represent opportunities to create new knowledge. Describes the methodology of the Project LTi which uses the browse into virtual sites, books and journal articles in the area of IS production and sharing of relevant information, with emphasis on project developed in Professional Master in Management Organization Learners Federal University of Paraíba. In conclusion, in this perspective and the scope of its subject matter, In conclusion, in this perspective and the scope of its subject matter, the IC is able to promote inclusive processes in the social, economic and political, epistemological proving to have a social responsibility based on the scientific field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Encontro Ibérico EDICIC 2013pt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectCiência da Informação – responsabilidade socialpt_BR
dc.subjectAções de informaçãopt_BR
dc.subjectScientific knowledgept_BR
dc.subjectInformation Science – social responsabilitypt_BR
dc.subjectInformation actionspt_BR
dc.titleUm olhar para a ciência e seu discurso: reflexão sobre a característica social da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetiva refletir a propósito da formação do conhecimento científico discorrendo a respeito do campo científico da Ciência da Informação (CI) a partir de uma perspectiva epistemológica, mostrando, ainda, como a CI se caracteriza como uma ciência pós-moderna, por dialogar com outras formas de conhecimento e por conseguir cumprir, cada vez mais, a função social da ciência. Discute o modelo de regime de informação de González de Gómez, que integra as ações de informação às de política e gestão de ciência e tecnologia, a partir da perspectiva de informação enquanto ações de informação que remetem a atores que atuam em determinados contextos e situações, em que essas ações ocorrem e aos regimes de informação em que se inscrevem. Argumenta que o campo da Ciência da Informação pode proporcionar recursos teóricos e tecnológicos, que promovam as competências necessárias para a socialização da informação. Descreve as ações de informação em desenvolvimento no Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi, onde pesquisadores e aprendizes atuam tanto para facilitar a transmissão do conhecimento quanto para, especialmente, produzir e compartilhar informações que representem oportunidades de criação de novos conhecimentos. Descreve a metodologia do Projeto LTi, que utiliza a investigação em sítios virtuais, livros e artigos de periódicos científicos da área da CI para produção e compartilhamento de informações relevantes, com ênfase em projeto desenvolvido no Mestrado Profissional Gestão em Organização Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba. Conclui, nessa perspectiva e no escopo do seu objeto de estudo, que a CI tem a possibilidade de promover processos inclusivos no âmbito social, econômico e político, provando possuir um caráter epistemológico fundamentado na responsabilidade social do campo científico.pt_BR
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