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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um estudo sobre competência no trabalho e novos paradigmas organizacionais à luz do modelo IMBA
Autor(es): Saboya, Francisca Talitta Muniz
Oliveira, Elisangela de Castro Freitas
Palavras-chave: Competências individuais;IMBA;Competências;Adequação laboral
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia
Citação: SABOYA, Francisca Talitta Muniz; OLIVEIRA, Elisangela de Castro Freitas. Um estudo sobre competência no trabalho e novos paradigmas organizacionais à luz do modelo IMBA. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 110-126, jan./jun. 2012
Resumo: Esta pesquisa surge a partir de reflexões teóricas e de práticas sobre competências para o trabalho, especificamente, competências adequadas e ideais para os colaboradores, para a consecução de objetivos organizacionais e suas relações com as definições e utilizações do conceito no âmbito do modelo IMBA (Integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho) sobre competências para o trabalho, que traz definições sobre competências e sua forma de aplicação na busca da adequação de pessoas aos seus postos de trabalho. Foram elaborados questionamentos baseados na teoria vigente e no modelo nomeado para nortear a atual pesquisa, assim resumidos: questões sobre as transformações no mundo do trabalho, sobre o próprio conceito de competência e sua inserção nos novos paradigmas organizacionais e a forma de identificação e operacionalização de competências no nível individual. Após uma abordagem de cunho teórico, foram aplicados um questionário e uma entrevista com os temas mencionados. Os dados foram levantados, tratados e analisados qualitativamente, o que viabilizou a identificação de determinadas competências relevantes para cada grupo de colaboradores e suas respectivas percepções na organização abordada sobre a forma de seleção dessas competências. Foi realizado um mapeamento das competências na situação real de trabalho a partir de material baseado no modelo IMBA. O conceito, conforme descrito e trabalhado no nomeado padrão ajudou no mapeamento de competências e na sua análise pelos colaboradores participantes. Foi alcançado o objetivo central da pesquisa de relacionar o tema das competências, a partir da análise de uma situação real organizacional, com os instrumentos do modelo IMBA.
Abstract: This research arises from reflections on theoretical and practical skills for work, specifically, appropriate skills and ideal for employees to achieve organizational objectives and their relationship with the definitions and uses of the concept under the model IMBA on working skills (Integration of persons with disabilities in the labor market), that brings definitions of competence and its mode of administration in the pursuit of appropriate people to their jobs that were the starting point of this study. Some questions were mapped based on current theory and the project itself nominated for this research, summarized as follows: questions about the changes in the workplace, the concept of competence and its insertion into the new paradigms and organizational form of identification and operationalization of skills at the individual level. After a theoretical approach through contributions of various kinds and especially from the IMBA project, we applied a questionnaire and an interview with the matters referred, whose treatment had qualitative data collected for subsequent analysis. It was possible to identify specific skills relevant to each group of employees surveyed in the organization and their perceptions of these employees on how to select these skills. As the project took an IMBA mapping skills in a real work situation addressed. The concept, as described and IMBA worked on the project can be translated into reality and helped the local organizational skills mapping and analysis by participating employees. It can be argued that the study achieved the goal of relating the issue of skills, from the analysis of a real organization with the tools of the IMBA model.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17579
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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