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dc.contributor.authorMazzoni, Henata Mariana Oliveira-
dc.contributor.authorTabaquim, Maria Lourdes Merighi-
dc.date.accessioned2016-06-08T11:32:52Z-
dc.date.available2016-06-08T11:32:52Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMAZZONI, Henata Mariana Oliveira; TABAQUIM, Maria Lourdes Merighi. Distúrbio de conduta e transtorno de déficit de atenção/hiperativdade: uma análise. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 63-74, jan./jun. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17499-
dc.description.abstractThe number of parents who look for a treatment for their children with inappropriate behavior which looks like the caracteristics of TDAH related as distraction, hiperativity and impulsivity is getting higher, they don’t always correlate to the disturb. This paper had the objective of analysing the clinic complaints of the behavior aspects that characterize the Disruption of Défcit of Attention/Hiperativity in children and teens, through the document research. A case had participated of the analysis, containing parents and teachers complaints about the behavior children had been presented during primary school.The complaints which were nomed and had the impact were: “lack of attention” (28%) and “hiperativity” (21%), named like “behavior problems”(9%), “impulsivity”(5%), “impatience”(5%), “nervousness”(2%), “rebeliousness”(2%), seggested co-related to the social inability(24%). Other complaints had been showd relatade to the difficulties in the learning processes. Supplementing the study with the interdisciplinated opinions, neurologic,psycologic, and pedagogic, we could observe that only 3 cases were diagnosed as TDAH, corresponding to 17% of the sample. This paper concluded that the teachers’s and parents’s complaints had a correlation without statistics significance in quality and number with suggested as signs of TDAH.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstornopt_BR
dc.subjectInatençãopt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleDistúrbio de conduta e transtorno de déficit de atenção/hiperativdade: uma análisept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ cada vez maior o número de pais que procuram tratamento para o filho com comportamentos inadequados que se assemelham aos característicos do Transtorno de Deficit de Atenção/ Hiperatividade TDAH, relacionados a inatenção, hiperatividade e impulsividade, mas que nem sempre correspondem ao transtorno. Este trabalho teve como objetivo analisar as queixas clínicas dos aspectos comportamentais que caracterizam o TDAH em crianças e adolescentes, através da pesquisa documental. Participaram da análise, 17 casos com queixa de pais e professores sobre os comportamentos apresentados pelas crianças em fase escolar fundamental. As queixas nomeadas de maior incidência e impacto foram: “falta de atenção” (28%) e “agitação” (21%). Nomeações como “problemas de comportamento” (9%), “impulsividade” (5%), “impaciência” (5%), “nervosismo” (2%), “rebeldia” (2%), sugeriram comportamentos coexistentes de uma mesma categoria relacionada à inabilidade social (24%). Outras queixas apareceram relacionadas às dificuldades na aprendizagem (7%). Complementando o estudo com pareceres interdisciplinares, neurológico, psicológico e pedagógico, observou-se que foi atribuído diagnóstico de TDAH somente a três casos, correspondendo a 17% da amostra. O estudo concluiu que as queixas dos pais e professores tiveram correlação sem significância estatística, quanti e qualitativa com os sinais sugestivos de TDAH.pt_BR
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