Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17394
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title in Portuguese: | Acerca da "presença" |
Author: | Aderaldo, Noemi Elisa |
Issue Date: | 1988 |
Publisher: | Revista de Letras |
Keywords: | Poesia Romancistas Orpheu Modernismo Existencialismo |
Citation: | ADERALDO, N. E. (1988) |
Abstract in Portuguese: | Após o movimento estético desencadeado por escritores e artistas agrupados em torno de "Orpheu" e outras revistas afins, é com o movimento da "Presença", ao longo dos seus 14 anos de história ativa, que se consolida e que se impõe, definitivamente, o Modernismo em Portugal. É uma vez uma revista, agora alcançando 54 números, publicados de 1927 a 1940, que dá nome ao movimento, aglutinando toda uma geração de escritores "modernistas" de tendências diversas, e representando a convergência de todos os valores significativos do Modernismo que lhe foi contemporâneo, especialmente no que se refere à poesia. O movimento da "Presença" arranca das linhas originalíssimas dos grandes mestres de ''Orpheu", tendo havido, entre as duas gerações respectivas, quase que uma assimilação, consolidando uma aventura da outra. Conforma-se, entretanto, a "Presença", em dimensões estéticas mais abrangentes, nas quais confluem influxos diversos, como os provenientes da poesia pós-simbolista francesa (Valéry, Apollinaire, etc.), de Dostoiewski, do intuicionismo bergsoniano, da psicanálise freudiana, do existencialismo de Chestov, de Andre Gide, do romance de Marcel Proust, etc... |
Description: | ADERALDO, Noemi Elisa. Acerca da 'presença'. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 187-192, jan./dez. 1988. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17394 |
ISSN: | 0101-8051 |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1988_art_neaderaldo.pdf | 854,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.