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dc.contributor.authorGotlib, Nádia Battella-
dc.date.accessioned2016-06-02T16:42:58Z-
dc.date.available2016-06-02T16:42:58Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationGOTLIB, N. B. (1988)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17392-
dc.descriptionGOTLIB, Nádia Battella. Por que ler Clarice? Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 175-182, jan./dez. 1988.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectPoesiaspt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.titlePor que ler Clarice?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara tentar responder à pergunta que é o tema deste nosso Encontro - Por que ler Clarice? - remonto a uma pergunta que a própria Clarice se fez, a respeito de sua própria escrita. Em crônica do "Jornal do Brasil", onde colaborou aos sábados, durante seis anos (1967-1973), no dia 7 de setembro de 1968 publica quatro curtos trechos em prosa, um dos quais se intitula ''Mistério". E indaga: "Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranquila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança. Mas queria, de passagem, ter realmente tocado no monumento. Sinceramente não sei o que simbolizava para mim a palavra monumento. E terminei escrevendo coisas inteiramente diferentes". O modo pelo qual ela explica o como escreve traduz, já, um possível caminho deste nosso percurso de leitura. Clarice quer tocar a coisa: o objeto. No caso, o ''monumento''. Mas desiste. Inclusive, por uma falha técnica: não sabe o que simbolizava para ela a palavra ''monumento". E acaba escrevendo outras coisas . Esta disjunção entre o que quer e o que acaba fazendo talvez seja um eixo de explicação de toda a escrita de Clarice, de todo um caminho de escrita que se constrói na proposta mesma de acatar o que não lhe vinha, aceitando o que lhe vem...pt_BR
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