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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17385
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Perceptions of students on the physical exams in clinical nursing practice |
Autor(es): | Oliveira, Maria de Fátima Lima de Brandão Neto, Waldemar Silva, Andrea Rosane Sousa Veríssimo, Ana Virgínia Rodrigues Cavalcanti, Ana Márcia Tenório de Souza Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles |
Palavras-chave: | Exame Físico;Processos de Enfermagem;Competência Clínica |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | OLIVEIRA, M. F. L. et al. Perceptions of students on the physical exams in clinical nursing practice. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 268-77, mar./abr. 2016. |
Resumo: | Objetivo: compreender as percepções de estudantes de um curso de graduação em enfermagem sobre a importância da realização do exame físico na prática clínica do enfermeiro. Métodos: estudo qualitativo com 12 estudantes de uma instituição de ensino superior privada. Para análise dos dados, utilizou-se o método de interpretação de sentidos, baseado na perspectiva hermenêutico-dialética. Resultados: foram identificados sentidos que atribuem ao exame físico uma dimensão objetiva, em que o rigor das técnicas propedêuticas é indispensável, e uma dimensão relacional, em que, ao dar significado às ações humanas permeadas por subjetividade, oportunizam-se novas formas de produção do cuidado clínico em enfermagem. Conclusão: o exame físico contribui para o desenvolvimento do raciocínio crítico na assistência de enfermagem, para a segurança do paciente e autonomia para atuação no âmbito da clínica. |
Abstract: | Objective: to understand the perceptions of students from an undergraduate course in nursing on the importance of physical exams in clinical nursing practice. Methods: a qualitative study with 12 students of a private institution. For data analysis, the method of interpretation of meanings was used, based on the hermeneutic-dialectic perspective. Results: directions have been identified which give the physical exam an objective dimension, in which the accuracy of propaedeutic techniques is essential, and a relational dimension in which to give meaning to human actions permeated by subjectivity, new forms of production clinical nursing care are used. Conclusion: the physical exam contributes to the development of critical thinking in nursing care for the safety of the patient and autonomy to act in the scope of the clinical practice. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17385 |
ISSN: | 2175-6783 On-line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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