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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCURVELLO, Aricy-
dc.date.accessioned2016-06-02T10:18:39Z-
dc.date.available2016-06-02T10:18:39Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationCURVELLO, A. (1987)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17332-
dc.descriptionCURVELLO, Aricy. Babilônia, Bizâncio, Babel e Brasil (ou a per-versão da linguagem). Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 285-295, jan./dez. 1987pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectTrilogiapt_BR
dc.titleBabilônia, Bizâncio, Babel e Brasil (ou a per-versão da linguagem)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma fronteira pouco frequentada. A obra de Uílcon Pereira, pseudônimo mais conhecido do autor de OUTRA INQUISICÃO, NONADAS e a IMPLOSÃO DO CONFESSIONÁRIO, é uma experiência instigadora. Trata- se de um romanção de 449 páginas, lançado separadamente em três títulos, compondo uma trilogia denominada NO CORAÇÃO DOS BOATOS. Obra incomum. Apesar do que já se escreveu a respeito, é um romance-rio experimental, peculiar e raro nas literaturas em Português. A primeira leitura é enganadora e desconcertante. A arquitetura do texto consiste basicamente de perguntas e respostas, um dos mecanismos essenciais da comunicação verbal -- um fluxo raras vezes interrompido por digressões dos inquisidores ou perguntadores. Um infindável inquérito levantamento. Sem solução alguma. Aparentemente, desconexão, non sense, parataxe. Uma Comédia nem divina nem humana? A Comédia das des-perguntas e das des-respostas? O que surge superficialmente na obra de Uílcon Pereira - a arquitetura baseada em perguntas descentradas dos inquisidores e des-respostas dos que são chamados a falar, a fronteira do estilhaçamento aí mostrada, a aparente negatividade, o interregno que não passa disso, um atoleiro de onde não se sai, um areal onde se marca passo - apenas são alguns elementos de uma estratégia literária, a da construção da obra. Vê-se, também, que o Autor foi costurando seu texto. após ter usado a tesoura. para re-talhar e depois re-montar, em uma determinada direção, uma parte do acervo literário universal...pt_BR
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