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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CURVELLO, Aricy | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T10:18:39Z | - |
dc.date.available | 2016-06-02T10:18:39Z | - |
dc.date.issued | 1987 | - |
dc.identifier.citation | CURVELLO, A. (1987) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17332 | - |
dc.description | CURVELLO, Aricy. Babilônia, Bizâncio, Babel e Brasil (ou a per-versão da linguagem). Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 285-295, jan./dez. 1987 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Romance | pt_BR |
dc.subject | Comédia | pt_BR |
dc.subject | Trilogia | pt_BR |
dc.title | Babilônia, Bizâncio, Babel e Brasil (ou a per-versão da linguagem) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma fronteira pouco frequentada. A obra de Uílcon Pereira, pseudônimo mais conhecido do autor de OUTRA INQUISICÃO, NONADAS e a IMPLOSÃO DO CONFESSIONÁRIO, é uma experiência instigadora. Trata- se de um romanção de 449 páginas, lançado separadamente em três títulos, compondo uma trilogia denominada NO CORAÇÃO DOS BOATOS. Obra incomum. Apesar do que já se escreveu a respeito, é um romance-rio experimental, peculiar e raro nas literaturas em Português. A primeira leitura é enganadora e desconcertante. A arquitetura do texto consiste basicamente de perguntas e respostas, um dos mecanismos essenciais da comunicação verbal -- um fluxo raras vezes interrompido por digressões dos inquisidores ou perguntadores. Um infindável inquérito levantamento. Sem solução alguma. Aparentemente, desconexão, non sense, parataxe. Uma Comédia nem divina nem humana? A Comédia das des-perguntas e das des-respostas? O que surge superficialmente na obra de Uílcon Pereira - a arquitetura baseada em perguntas descentradas dos inquisidores e des-respostas dos que são chamados a falar, a fronteira do estilhaçamento aí mostrada, a aparente negatividade, o interregno que não passa disso, um atoleiro de onde não se sai, um areal onde se marca passo - apenas são alguns elementos de uma estratégia literária, a da construção da obra. Vê-se, também, que o Autor foi costurando seu texto. após ter usado a tesoura. para re-talhar e depois re-montar, em uma determinada direção, uma parte do acervo literário universal... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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