Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17307
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A marquesa de o ... : o paradoxo da comunicação
Autor(es): Campos, Marta
Palavras-chave: Marquesa de O;Paradoxo da comunicação;Emma Zunz
Data do documento: 1986
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: CAMPOS, Marta. A marquesa de o ... : o paradoxo da comunicação. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 145-163, jul./dez. 1986.
Resumo: Em "Emma Zunz"(1) Jorge Luis Borges nos leva, por um caminho sem muitas bifurcações, que foge ao modelo das tramas policialescas, ao centro de um labirinto que podemos tomar como a metonímica representação de sua obra. A este centro somos impelidos a partir de um questionamento de ordem essencial por ela suscitado: o problema da verdade. Delinear em poucos traços como a questão se apresenta em Borges foge ao objetivo deste trabalho. Mas tentar expor como ela se apresenta particularmente neste conto parece-me set·, menos que uma aproximação demasiado simplificadora da obra do escritor argentino, uma forma de contrapor dois textos de estruturas opostas, talvez mesmo simétricas: o conto referido acima e a novela A Marquesa de O ... , de Heinrich von Kleist.(2) Esta forma de abordagem literária comparativa não tem aqui, como se poderia supor, qualquer rigor metodológico. sendo antes uma forma estratégica de propor a existência de um problema. Emma Zunz é operária na mesma fábrica de tecidos onde seu pai trabalhara. Lowenthal, um dos donos da fábrica, tido como homem sério, é para os íntimos um avaro e sua verdadeira religião, a despeito da prática de rezas e devoções, é o dinheiro. Quando operário, o pai de Emma, envolvido num desfulque quando Lowenthal é ainda apenas seu gerente, é preso e muda de nome, antes de ir viver no Brasil. Mas jura a Emma que o verdadeiro culpado no caso teria sido Lowenthal...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17307
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_mcampos.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.