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dc.contributor.authorLinhares Filho, José-
dc.date.accessioned2016-06-01T14:49:18Z-
dc.date.available2016-06-01T14:49:18Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationLinhares Filho, J. (1982)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17289-
dc.descriptionLINHARES FILHO, José. A problemática do ser em alegria breve. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 23-46, jul./dez. 1982.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblemática do serpt_BR
dc.subjectAlegria brevept_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectNeo-realistapt_BR
dc.titleA problemática do ser em alegria brevept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConvencionamos, antes de tudo, as siglas IC, CF, EP, AP, NN, AB, EH para referirmo-nos neste trabalho às seguintes e respectivas obras de Vergílio Ferreira: Invocação ao Meu Corpo; Carta ao Futuro; Estrela Polar; Aparição; Nítido Nulo; Alegria Breve e O Existencialismo é um Humanismo. Usaremos tais siglas seguidas do número da página em que se encontra o que citarmos desses livros. Depois de procurar defender o homem no sentido de uma libertação sócio-econômica e em atenção a postulados neorealistas, nessa posição chegando ao ápice com o romance Vagão J (1946), Vergílio Ferreira, a partir de Mudança (1949). assume uma nova atitude ficcional, passando ao cultivo do chamado romance da condição humana, de forte impregnação existencialista. Não se pode dizer, no entanto, que Vergílio Ferreira siga a linha do enjôo e da depressão total, encontrados nos romances de um Sartre ou de um Camus, que preparam a coisificação do homem no "nouveau roman". Aparentando- se muito com a doutrina e a temática existenciais desses autores, o romance do escritor português equilibra-se, aproximando- se, por outro lado, da concepção existencial de um André Malraux.pt_BR
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