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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Aquino, Marisete Dantas de | - |
dc.contributor.author | Holanda, Roberto Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:21:19Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T14:21:19Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, R. P. Saneamento e habitação no diagnóstico participativo: estudo de caso da agenda 21 do conjunto habitacional Rosalina em Fortaleza – Ceará. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17282 | - |
dc.description.abstract | The capital from Ceara, be situated in the second worst place on the appropriated water access lists with 88,5 %, and on the sewage system with 71,1%, according to National Research for Sample Residences - 2007. These informations confirm the emergency to viability of construction of the housing development Rosalina, district considerated as risck area in Fortaleza. Like this, Associação Civil Alternativa Terrazul, with the support from City Hall of Fortaleza and Associação de Moradores da Comunidade da Rosalina started the process of construction and implementation of the local Agenda 21, simultaneously the beginning of the construction. This paper observes the development of this process, using a methodology of primary and secondary data collection, direct and indirectly, ending with the technical and critical analysis of the environmental sanitation and habitation aspects, considering the research universe between April 2007 and June 2009. The previous diagnosis, or the primary data became the base for the development of a questionnaire, applied directly in a sample of Rosalina community. The answers analysis gave rise the secondary data, supplemented with consultation the people in charge of the building work, also local community leaderships. Observed that the planning process and participatory diagnosis or Agenda 21 don’t replace the conventional political and government plannings, because your implementation joins them to strengthen in the execution of your obligations, becoming this plans more real and attached to the population. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saneamento | pt_BR |
dc.subject | Habitação | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico participativo | pt_BR |
dc.subject | Habitação popular | pt_BR |
dc.title | Saneamento e habitação no diagnóstico participativo: estudo de caso da agenda 21 do conjunto habitacional Rosalina em Fortaleza – Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A capital cearense ocupa os segundos piores lugares nas listas de acesso adequado à água, com 88,5%, e ao esgoto, com 71,1%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2007. Estes dados reforçaram ainda mais a emergência para a viabilidade da obra de construção do Conjunto Habitacional Rosalina, comunidade caracterizada como área de risco em Fortaleza. Assim, em Abril de 2007, a Associação Civil Alternativa Terrazul com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Associação de Moradores da Comunidade da Rosalina iniciou o processo de construção e implementação da Agenda 21 Local, simultaneamente ao início das obras. Este trabalho observa o desenvolvimento desse processo, empregando uma metodologia que parte da coleta de dados primários e secundários, respectivamente, de forma indireta e direta, culminando com uma análise técnica crítica dos aspectos saneamento e habitação, dentro do universo de pesquisa compreendido entre Abril de 2007 à Junho de 2009. O diagnóstico prévio, ou dados primários da pesquisa, formou a base para o desenvolvimento de um questionário, aplicado de forma direta a uma amostra da população da Comunidade da Rosalina. Da análise das respostas, resultou os dados secundários, complementados com consultas aos órgãos responsáveis pela obra, como também, entrevistas com líderes comunitários locais. Observou-se que o processo de planejamento e diagnóstico participativo ou Agenda 21 não substitui planejamentos convencionais político-governamentais, pois sua implementação une-se aos mesmos para se fortalecer na execução de seus compromissos, tornando estes planos mais reais e vinculados à população. | pt_BR |
dc.title.en | Sanitation and housing in participatory diagnosis: a case study of agenda 21 of Rosalina housing in Fortaleza - Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEHA - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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