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dc.contributor.authorTaveira, Helena Roriz-
dc.date.accessioned2016-06-01T13:50:44Z-
dc.date.available2016-06-01T13:50:44Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationTAVEIRA, Helena Roriz. A fama em Os Lusíadas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 121-134, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17280-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntiguidade clássicapt_BR
dc.subjectOs lusíadaspt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.titleA fama em Os Lusíadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo como ponto de partida a temática sobre a fama em Os Lusíadas, será procurado estabelecer, na presente exposição, um breve paralelo entre a fama nas epopéias da Antigüidade Clássica, a llíada, a Odisséia e a Eneida, e a fama na Epopéia Os Lusíadas. Para tanto, tal paralelo se estabelecerá partindo-se da acepção de fama significando glória e portando ainda o vocábulo toda uma carga semântica a qual poderemos observar através das acepções expostas no item referente à conceituação. Na Antigüidade Clássica teremos a fama = glória, em termos de aspirações terrenas, imediatas, enquanto que na Idade Média a concepção sofrerá aIterações, ou seja, aí teremos a presença de uma fama = glória, de caráter eterno. Fato este intrinsecamente vinculado ao preceitos radicais de uma fé religiosa que possibilitava o acesso à Santa Inquisição. Posteriormente, na Renascença, ocorrerá a retomada da significação do vocábulo fama = glória, tal como o fora na Antigüidade, o que se justifica plenamente pela própria natureza do Humanismo Neo-Classicista.pt_BR
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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