Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Rafael Sânzio de-
dc.date.accessioned2016-06-01T13:36:21Z-
dc.date.available2016-06-01T13:36:21Z-
dc.date.issued1982-
dc.identifier.citationAzevedo, R. S. (1982)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17269-
dc.descriptionAZEVEDO, Rafael Sânzio de. Antônio Nobre e o simbolismo. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 97-120, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectAntonio Nobrept_BR
dc.subjectArtes poéticaspt_BR
dc.titleAntônio Nobre e o simbolismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo inaugurar oficialmente o Simbolismo português, com os seus Oaristos, em 1890, Eugênio de Castro, depois de condenar os lugares-comuns da poesia do tempo, fazia questão de proclamar: "Este livro é o primeiro que em Portugal aparece defendendo a liberdade do Ritmo contra os dogmáticos e estultos decretos dos velhos prosodistas", e observava: As Artes Poéticas ensinam a fazer o alexandrino com cesura imutável na sexta sílaba. Desprezando a regra, o Poeta exíbe alexandrinos de cesura deslocada e alguns outros sem cesura. Tal fizeram em França, Francis Vielé-Grlffin e Jean Moréns.l O poeta citou apenas os predecessores franceses, mas o certo é que no primeiro semestre de 1889 já se travara em Coimbra uma polêmica entre duas revistas literárias, Os Insubmissos e Bohemia Nova, a propósito dos alexandrinos do "Madrigal Nocturno", de Francisco Bastos, estampado na primeira, versos que apresentavam ictos nas sílabas 4.ª e 8ª .2pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_sazevedo.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.