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dc.contributor.advisorMota, Francisco Suetônio Bastos-
dc.contributor.authorPeixoto, Maria Clebiana da Silva-
dc.date.accessioned2016-05-30T13:27:23Z-
dc.date.available2016-05-30T13:27:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPEIXOTO, M. C. S. Análise dos problemas ambientais decorrentes do uso de pilhas e baterias e desenvolvimento de uma rota processual para tratamento das baterias Ni-Cd. 2011. 178 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17215-
dc.description.abstractAiming to analyze the environmental problems caused by use of batteries, we examined the Brazilian legislation on the matter and investigate what actions taken by retailers and manufacturers to the end of life of these products. It was found that for the materialization of this legislation is urgently needed effective monitoring, as well as a campaign of collective awareness of the problem. It was found that the only existing collection structure, although weak, is directed to the batteries of mobile phones, for the other types used in various equipment, it was noted that there is a real collection structure. Aiming at establishing a possible route for treatment of Ni- Cd, was it characterization. Therefore, initially, some batteries were dismantled by hand for the separation of internal components and understanding of its construction. The constituents of these batteries were characterized by chemical analysis by fluorescence, atomic absorption, X-ray diffraction, scanning electron microscopy with analysis of micro-regions, sieve analysis, specific area of analysis and thermogravimetric analysis. Using the factorial modeling of the leaching process has been defined the optimal parameters for leaching of the electrodes of these batteries, as follows: 14.5 mL/g, 6.2 mol/L and 80.5 oC, resulting in 98% yield. Based on the determination of the parameres of extraction, it was possible to propose an initial scheme for the separation of the metals of interest concerning the Ni-Cd battery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaneamentopt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectResíduos perigosospt_BR
dc.titleAnálise dos problemas ambientais decorrentes do uso de pilhas e baterias e desenvolvimento de uma rota processual para tratamento das baterias Ni-Cdpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o objetivo de analisar os problemas ambientais decorrentes do uso de pilhas e baterias, foi examinada a legislação brasileira sobre o assunto e investigadas quais as providências adotadas por revendedores e fabricantes ao fim de vida útil destes produtos. Constatou-se que para a materialização dessa legislação torna-se urgente uma fiscalização efetiva, assim como uma campanha de conscientização coletiva do problema. Constatou-se que a única estrutura de coleta existente, ainda que deficiente, está direcionada às baterias de telefones celulares, para os demais tipos utilizados em equipamentos diversos, foi constatado que não há uma real estrutura de coleta. Visando elaborar uma possível rota para tratamento das baterias de Ni- Cd, foi feita sua caracterização. Para isso, inicialmente, algumas baterias foram desmanteladas manualmente para a separação de seus componentes internos e entendimento de sua construção. Os constituintes destas baterias foram caracterizados por análise química por fluorescência, absorção atômica, difração de raios-X, microscopia eletrônica de varreduras com análise de micro-regiões, análise granulométrica, análise de área específica e análise termogravimétrica. Usando a modelagem fatorial da etapa de lixiviação, foram definidos os parâmetros ótimos para lixiviação dos eletrodos destas baterias, a saber: 14,5 mL/g, 6,2 mol/L e 80,5 oC, que resultam em 98% de rendimento. Com base na determinação dos parâmeros de extração, foi possível propor um esquema inicial para separação dos metais de interesse concernente à bateria Ni-Cd.pt_BR
dc.title.enAnalysis of environmental problems resulting from the use of batteries and development of a route procedure for treatment of Ni-Cdpt_BR
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