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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ribard, Franck Pierre Gilbert | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-30T12:20:42Z | - |
dc.date.available | 2016-05-30T12:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | RIBARD, Franck Pierre Gilbert. Memória, identidade e oralidade: considerações em torno do carnaval negro da Bahia (1974-1993). Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 123-138, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676 - 3033 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17209 | - |
dc.description.abstract | Cet essai propose quelques réflexions sur Ia relation entre notions comme identité, ethnicité, mémoire sociale, tradition, oralité et expression culturelle, élaborées à partir de lérude du carnaval noir de Salvador de Bahia (Brésil). Le centre de l' observation se concentre sur Ia période 1974/1993, prenant comme objet principal danalyse les implications liées au développement de ce qui fur appelé "Mouvement Afro-Bahianais", Notre intérêtc herche à comprendre les modalités de Ia dynamique tradition/changement, présentes dans les expressions et les manifestations culturelles du carnaval noir. Dans cerre perspective, nous devons insister sur le point darticulation entre différentes dimensions et aspects de Ia realité sociale et "raciale" bahianaise. La culture traditionnelle afro-bahianaise, l ' évolution du discours et de Ia conscience ethnique, les contextes politique et carnavalesque de Ia période représentent certains des éléments que nous privilégions dans notre argumentation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trajetos Revista de História UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etnicidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.title | Memória, identidade e oralidade: considerações em torno do carnaval negro da Bahia (1974-1993) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este ensaio propõe algumas reflexões sobre a relação entre noções como identidade, etnicidade, memória social, tradição, oralidade e expressão cultural, a partir do estudo do carnaval negro de Salvador da Bahia (Brasil). O foco da observação se concentra no período 1974/ 1993, tomando como objeto principal de análise as implicações ligadas ao desenvolvimento do que foi chamado de "Movimento Afro-Baiano". Nosso interesse busca entender as modalidades da dinâmica de tradição/mudança presentes nas expressões e manifestações culturais do carnaval negro. Nesta perspectiva devemos insistir no ponto de articulação de diferentes dimensões e aspectos da realidade social e racial baiana. A cultura tradicional afro-baiana, a evolução do discurso e da consciência étnica, os contextos político e carnavalesco do período representam alguns dos elementos que privilegiamos na argumentação. | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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