Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17180
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title in Portuguese: | Três leituras da cidade: críticos literários, historiadores e cronistas |
Author: | SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Trajetos Revista de História UFC |
Keywords: | Cidade História Literatura |
Citation: | SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. Três leituras da cidade: críticos literários, historiadores e cronistas. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 61-83, 2001. |
Abstract in Portuguese: | Neste artigo, discuto diferentes formas que historiadores, críticos literários e literatos utilizam para adentrar os meandros de duas metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo. Chamo atenção para os caminhos que seguem e para as singularidades dos olhares e imagens das cidades com que nos deparamos ao ler Madame Pommery, de Hilário Tácito, Cidade Febril, de Sidney Chalhoub, e João do Rio - vielas do vício, ruas da graça, de Renato Cordeiro Gomes, e como o diálogo com a crítica literária e a literatura podem abrir novas perspectivas para os historiadores. |
Abstract: | This article discusses methodologies that historians, literary critics and writers use to get into the heart of two Brazilian cities: Rio de Janeiro and São Paulo. Ir calls special attention to the paths followed and the specificity of images and gazes presented by Hilário Tácitos's Madame Pormmery, Sidney Chalhoub's Cidade Febril, and Renatos Cordeiro Gomes's João do Rio - vielas do vício, ruas da graça. The article is also a proposal for a closer dialogue between history, literary criticism and literature. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17180 |
ISSN: | 1676 - 3033 |
Appears in Collections: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2001_art_fgrbsousa.pdf | 9,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.