Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16758
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico socioambiental e utilização de indicadores como propostas metodógicas para melhorar o desenvolvimento local e a Conservação Ambiental na Serra da Aratanha
Autor(es): Silva, Lilian Pâmela Lima e
Orientador: Zanella, Maria Elisa
Palavras-chave: Diagnóstico socioambiental;Normas ambientais;Gestão ambiental;Serra da Aratanha;Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha (CE)
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Lilian Pâmela Lima e. Diagnóstico socioambiental e utilização de indicadores como propostas metodógicas para melhorar o desenvolvimento local e a Conservação Ambiental na Serra da Aratanha. 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Pensar em estratégias que conciliem o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental é um desafio constante no mundo atual. Tendo em vista essa necessidade, a presente dissertação objetiva fazer um estudo exploratório sobre alguns aspectos sociais e ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Aratanha e região do entorno. As APAs são categorias de Unidades de Conservação (UC), definidas em lei, e estão incluídas dentre as principais estratégias utilizadas para a conservação do meio ambiente no Brasil. Neste estudo, busca-se compreender como a existência de uma UC influencia determinada região, e como por ela é influenciada, tanto em relação aos aspectos conservacionistas, quanto em relação aos aspectos sociais. Os métodos escolhidos para o alcance do objetivo deste trabalho são os seguintes: conjunto de parâmetros e variáveis para diagnosticar a estrutura socioeconômica da população; questões objetivas e discursivas (a partir de questionário estruturado) para verificar o nível de conhecimento e indicadores para avaliar o cumprimento das normas ambientais por parte da população e da gestão responsável. Dentre os resultados obtidos, destaca-se o Índice de Cumprimento das Normas Ambientais (Icna), que resultou em 0,44, assumindo-se, assim, que o cumprimento das normas ambientais pela população e gestores se encontra no limiar entre os níveis de cumprimento avaliados como baixo e médio. As consequências desse resultado são percebidas no diagnóstico socioambiental: o desconhecimento dos entrevistados em relação às questões conservacionistas da APA, e a realização de atividades cotidianas que agridem o meio ambiente, tais como jogar lixo ao céu aberto e queimá-lo. A partir dos resultados obtidos nessas etapas, foram elaboradas propostas para uma gestão mais eficaz da região, que visam à conservação ambiental, tais como um fortalecimento das relações entre gestores e população, e o aumento das atividades de educação ambiental na região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16758
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_lplsilva.pdf5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.