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dc.contributor.authorGonçalves, Lourdes Bernardes-
dc.date.accessioned2016-05-12T13:34:36Z-
dc.date.available2016-05-12T13:34:36Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationGonçalves, L. B. (1996)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16747-
dc.descriptionGONÇALVES, Lourdes Bernardes. Amor e modernidade em Hotel du Loc. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 94-97, jul./dez. 1996.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleAmor e modernidade em Hotel du Locpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO após-guerra trouxe um inevitável questionamento de valores antes considerados como referenciais fixos. A súbita e total destruição de cidades, vidas e relações familiares representa um conjunto de circunstâncias que levaram o homem a refletir sobre o fato de que tudo pode deixar de existir subitamente, até mesmo o aspecto mais material de sua vida, seu espaço físico. Essa quebra da relação de continuidade, juntamente com a convicção de que não se pode acreditar ou confiar no amanhã, fez do homem um ser cínico e imediaista. É interessante portanto observar como o discurso do amor transformou-se nessa situação de modernidade. Para tal exame escolhemos o romance Hotel du Lac da escritora britânica Anita Brookner, vencedor do prêmio Booker Prize em 1984, ano em que foi escrito o romance. Notamos imediatamente o título. Escrito em francês, tende a sugerir para os leitores ingleses um clima de romance, naturalmente associado aos latinos. Mas logo no início se percebe que o Hotel du Lac se localiza na Suiça, terra da precisão e eficiência, e não um país associado ao amor e à sensualidade. E mais, refere-se ao período de transição entre outono e inverno, cheio de chuva e descrições cinzentas. São os primeiros indícios de que o romance não será exatamente o que se poderia esperar em termos românticos.pt_BR
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