Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T15:18:45Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T15:18:45Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. O ensino da produção textual e a construção de identidades. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 95-99, jan./dez. 1999. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16620 | - |
dc.description.abstract | Considering that identity processes and subject positions may be observed in written or oral texts, and also considering verbal sign as stage to conflicts, individual experience organization, and scene to subjeticivity manifestation, we analyzed written texts produced by students in basic level, comparing to those used as stimulus. This research aimed answer the following question, “ What contribution to students’ identity processes does written text teaching provides?” | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Produção textual escrita | pt_BR |
dc.title | O ensino da produção textual e a construção de identidades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Entendendo que os processos identitários ou posições de sujeito podem ser apreendidos a partir de produções textuais, orais ou escritas, e considerando o signo verbal como lugar de conflitos, organizador da experiência dos indivíduos, e cenário para a manifestação da subjetividade/ intersubjetividade, analisamos textos – enunciados formatados em gênero, que circulam e são bases para a produção textual de alunos da escola pública relacionando- os à sua produção escrita. Nosso olhar sobre o objeto de pesquisa centrou-se nos processos interacionais que se processam entre os sujeitos interlocutores – professores / alunos /valores de referência, objetivando responder a questão, “ Qual a contribuição do ensino da produção textual à construção de processos identitários de alunos da escola pública?”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_mbfoliveira.pdf | 44,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.