Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Bernadete Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-05-03T15:18:45Z-
dc.date.available2016-05-03T15:18:45Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. O ensino da produção textual e a construção de identidades. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 95-99, jan./dez. 1999.pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16620-
dc.description.abstractConsidering that identity processes and subject positions may be observed in written or oral texts, and also considering verbal sign as stage to conflicts, individual experience organization, and scene to subjeticivity manifestation, we analyzed written texts produced by students in basic level, comparing to those used as stimulus. This research aimed answer the following question, “ What contribution to students’ identity processes does written text teaching provides?”pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectProdução textual escritapt_BR
dc.titleO ensino da produção textual e a construção de identidadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEntendendo que os processos identitários ou posições de sujeito podem ser apreendidos a partir de produções textuais, orais ou escritas, e considerando o signo verbal como lugar de conflitos, organizador da experiência dos indivíduos, e cenário para a manifestação da subjetividade/ intersubjetividade, analisamos textos – enunciados formatados em gênero, que circulam e são bases para a produção textual de alunos da escola pública relacionando- os à sua produção escrita. Nosso olhar sobre o objeto de pesquisa centrou-se nos processos interacionais que se processam entre os sujeitos interlocutores – professores / alunos /valores de referência, objetivando responder a questão, “ Qual a contribuição do ensino da produção textual à construção de processos identitários de alunos da escola pública?”.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_mbfoliveira.pdf44,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.