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Tipo: Dissertação
Título: Educação Ambiental:Práxis educativa na conscientização da problemática do lixo
Título em inglês: Environmetal education: práxis educative in the consciousness of the problematic during
Autor(es): Nascimento, Clesley Maria Tavares do
Orientador: Oliveira, Vládia Pinto Vidal de
Palavras-chave: Educação ambiental;Coleta seletiva;Resíduos sólidos;Environmental education;Selective recollection;Solid waste
Data do documento: 2006
Citação: NASCIMENTO, Clesley Maria Tavares do.Educação Ambiental:Práxis educativa na conscientização da problemática do lixo. 2006. 116 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: A reflexão básica deste trabalho não se restringe à prática da coleta seletiva de lixo em si, mas se faz vinculada, principalmente, ao aspecto educacional da mesma, contextualizando-o no espaço escolar e na sociedade capitalista industrial contemporânea. Assim sendo, foi realizado um estudo de caso na escola pública estadual Clóvis Beviláqua com o intuito de analisar um projeto de coleta seletiva, ali desenvolvido, identificando os principais desafios e soluções encontradas por seus participantes na sua implementação, e se esta experiência contribui para a construção de uma nova postura diante da problemática dos resíduos sólidos. Buscou-se identificar, nas discussões levantadas a partir da coleta seletiva de lixo, como se constrói um processo educativo ambiental da problemática dos resíduos sólidos no interior das instituições escolares. Optou-se pelo método dialético para nortear o olhar investigativo do estudo, construindo uma ponte reflexiva entre o sistema produtivo capitalista e a cadeia produtiva dos resíduos sólidos, desvelando a dialética das relações sociais envolvidas. A pesquisa de campo mostrou que a coleta seletiva de lixo ultrapassa a condição de simples etapa da reciclagem e possui um significativo potencial educativo conscientizador. Se realizada sob a perspectiva dialética, contribui para o desenvolvimento de uma nova postura em relação à problemática do lixo; não apenas atitudinal, mas também societária; e deve, portanto, ser desenvolvida em todas as instituições educacionais.
Abstract: The basic reflection of this work isn’t restricted to waste selective recollection itself, but it is mainly linked to the educational aspect of it, putting it into context at the scholar environment and in the present day industrial capitalist society. Thus, a case study was carried out at Clóvis Beviláqua state school aiming to analyze a selective recollection project developed there, identifying the chief challenges and solutions found by its collaborators and whether that experience contributes to build a new paradigm before the problem of solid waste. We aimed to identify, during discussions about waste selective recollection, the way how we can build an environmental educational process concerned to solid waste at the core of scholar institutions. We chose the dialectical method to guide the inquiring look of the study, build a reflexive bridge between the capitalist productive system and the solid waste productive chain, revealing the dialectical nature of the considered social relations. The field work showed that the waste selective recollection trespasses the condition of simple recycling step, having a conscious and effective educational potential. If that recollection is developed under dialectical perspective, it contributes to develop a new position in relation to waste problems, not only attitudinal but social. Thus, it should be developed in all educational institutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16466
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