Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorNunes, André Luis Loiola Andrade-
dc.date.accessioned2016-04-25T13:38:26Z-
dc.date.available2016-04-25T13:38:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNUNES, André Luis Loiola Andrade. Responsabilidade social empresarial e comprometimento organizacional: um estudo no setor elétrico. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16379-
dc.description.abstractIncreasingly, the electricity sector has played important economic and social role on the national scene. Driven by multiple stresses, especially coming from the regulator, ANEEL, and the association of distributors, ABRADEE, the electricity distribution companies have modernized their management systems, with consequences for both the public and external to internal. In this context, corporate social responsibility becomes a competitive advantage for its potential power to affect a wide range of stakeholders, including employees, in terms of their engagement. This research seeks to investigate the relationship between social responsibility and organizational commitment within a utility company, Eletrobras Distribuição Piauí. About the topic of corporate social responsibility as a parameter, we use the values issues, Transparency and Governance, and Internal Public Ethos Indicators (2012). About the issue of organizational commitment use the dimensions affective, instrumental and normative Meyer and Allen (1991). This is a descriptive, quantitative, conducted by a survey. The field data will be collected through structured questionnaires, applied to a group of managers and employees. Data analysis will be performed from descriptive statistics and also by categorization and content analysis. The survey results seek initially to identify the profile of the respondent, through the position, length of experience, gender, age, marital status and education. Second, identify and analyze the current status of social responsibility in the company in focus. Thirdly, analyze the indicators of affective organizational commitment, instrumental and normative. Finally, analyze the correlations between indicators of corporate social responsibility, and indicators of organizational commitment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectServiços de eletricidadept_BR
dc.subjectCompromisso organizacionalpt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarial e comprometimento organizacional: um estudo no setor elétricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCrescentemente, o setor elétrico tem desempenhado relevante papel econômico e social no cenário nacional. Impulsionadas por múltiplas pressões, em especial advindas da agência reguladora, ANEEL, e da associação de distribuidoras, ABRADEE, as distribuidoras de energia elétrica têm modernizado seus sistemas de gestão, com reflexos tanto para o público externo quanto para o interno. Nesse contexto, a responsabilidade social empresarial torna-se um diferencial competitivo por seu poder potencial de afetar uma ampla gama de stakeholders, inclusive os colaboradores, em termos do seu engajamento. Nesta pesquisa, busca-se investigar as relações entre responsabilidade social e comprometimento organizacional no âmbito de uma distribuidora de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Piauí. Sobre o tema da responsabilidade social empresarial, como parâmetro, são apresentados os subtemas Valores, Transparência e Governança e Público Interno dos Indicadores Ethos. A respeito do tema do comprometimento organizacional são abordadas as dimensões afetiva, instrumental e normativa explicitadas por Meyer e Allen. Esta pesquisa é descritiva e apresenta dados de natureza quantitativa, realizada mediante um survey. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, aplicados a um grupo de gestores e colaboradores. A análise dos dados foi realizada a partir de técnicas estatísticas descritivas e, também, por meio da categorização e da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa buscam, inicialmente, identificar o perfil do respondente por meio do cargo, tempo de experiência, sexo, faixa etária, estado civil e escolaridade e, em segundo lugar, identificar e analisar o estágio atual das ações de responsabilidade social na empresa em foco. Em terceiro lugar, considera os indicadores de comprometimento organizacional afetivo, instrumental e normativo. Por último, analisa as correlações entre os indicadores de responsabilidade social empresarial e os indicadores de comprometimento organizacional.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_allanunes.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.