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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ilana Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-25T13:37:20Z | - |
dc.date.available | 2016-04-25T13:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ilana Maria de. Avaliação de programas de educação profissional: estudo em organizações do Sistema 'S'. 2009. 186, [22] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16378 | - |
dc.description.abstract | A throughout the time, the Education focused before in the traditional concepts formation, based on the concepts one in such a way technician, made the positive base for System “S”, whose objective is to form and to characterize the workers in its environment of work, in the attempt to place them to agree again if thus. As propeller of a constructive dialogue to serve of base in the correlation between the theory and the practical one in the analysis process, the evoked theoretical concepts had been the progressive, polytechnical, constructivist, cognitivism, technicality and andragógica, all with its peculiarities, however common in the act to learn and to teach. The methodology of the used research was of four polar regions, whose dissertation establishes a dialogue between four polar regions, namely: Epistemological or historical and philosophical composition of the object of the research, the theoretician whom a dialogue between the authors, the morphologic one promoted, when telling the models of professional education and evaluation, and the technician, which deals with the analyses in the field of the methodology of research and the collected data that had been able to become related during the writings. The first results had been the affirmation of System “S” as development of the workers and, after analysis of the collected data, the affirmations or negations of the hypotheses, being indispensable to observe the traced parallel of the study object. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação de programas de educação profissional: estudo em organizações do Sistema 'S' | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa abordou a educação profissional do Sistema “S” embasada em preceitos de abordagens consideradas reprodutivistas, como a tecnicista, focada nos conceitos tradicionais de formação, cujo objetivo é formar e qualificar os trabalhadores no seu ambiente de trabalho, na tentativa de reinserí-los no mercado de trabalho, se assim convier. Como propulsor de um diálogo construtivo, com o objetivo de servir como base na correlação entre a teoria e a prática no processo de análise, as abordagens teóricas evocadas foram as progressista, politécnica, construtivista, cognitivista, tecnicista e andragógica, ambos com suas peculiaridades, todavia comuns no ato de aprender e ensinar. Baseou-se na busca de respostas sobre os modelos praticados pelo Sistema “S”, quais as abordagens pedagógicas, estruturas essenciais da educação? E ainda, quais os níveis de avaliação de Kirkpatrick são praticados nos programas de educação profissional desse Sistema “S”? A metodologia da pesquisa utilizada, ainda pouco disseminada, foi a quadripolar, cuja dissertação estabelece um diálogo entre quatro polos, a saber: epistemológico ou contextualização histórica e filosófica do objeto da pesquisa, o teórico que promoveu um diálogo entre os autores, o morfológico, ao relatar os modelos de educação profissional e avaliação, e o técnico, o qual trata das análises no campo da metodologia de pesquisa e dos dados coletados que puderam se relacionar durante os escritos. Os primeiros resultados foram à afirmação do Sistema “S” como formador dos trabalhadores e, após análise dos dados coletados, as afirmações de que as abordagens predominantes foram a andragógica e a tecnicista, sendo indispensável observar o paralelo traçado do objeto de estudo com a avaliação segundo modelo de avaliação adotado que foca em quatro níveis: reação, aprendizagem, comportamento e resultados, o que demonstrou claramente ao observar os resultados a predominância nos níveis de reação ou de satisfação dos participantes nas atividades de formação profissional e o nível de aprendizagem para as organizações do Sistema “S” mais desenvolvidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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