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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReinaldo, Hugo Osvaldo Acosta-
dc.contributor.authorMaia Filho, Neumayer de Sousa-
dc.date.accessioned2016-04-13T15:00:01Z-
dc.date.available2016-04-13T15:00:01Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMAIA FILHO, Neumayer de Sousa. Análise descritiva dos hábitos de lazer do consumidor idoso de baixa renda. 2008. [10], 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16239-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleAnálise descritiva dos hábitos de lazer do consumidor idoso de baixa rendapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação analisa o comportamento do consumidor idoso de baixa renda em seus hábitos de lazer a partir da análise de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e pelo Laboratório de Estudo da Pobreza da UFC - LEP. O exame parte de uma pesquisa bibliográfica dos temas em questão, perpassando por uma pesquisa realizada com 100 pessoas idosas de baixa renda - residentes da zona metropolitana de Fortaleza/CE - para consolidação da pesquisa teórica. A análise dos dados primários e secundários extraídos destas pesquisas serviu para estabelecer uma reflexão entre os conceitos definidos cientificamente e o arquétipo de idoso compreendido pelo senso comum das pessoas. A principal suposição deste trabalho sustenta-se na idéia de que o idoso de modo geral possui uma forte necessidade de socialização, influenciando fortemente seu comportamento de consumo. Quando visto na perspectiva do poder de compra – mais precisamente o de baixa renda – esta necessidade de socialização os estimulando a se reunirem em grupos para realizarem suas atividades de lazer. De outro modo, o trabalho também se propõe a produzir um discurso de valorização para este segmento e revelar algumas oportunidades mercadológicas a serem exploradas pelas empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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