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dc.contributor.advisorBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis-
dc.contributor.authorPessoa, Eder Gomes-
dc.date.accessioned2016-04-08T15:02:19Z-
dc.date.available2016-04-08T15:02:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPessoa, E. G.; Baptista, L. M. T. R. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16219-
dc.descriptionPESSOA, Eder Gomes. Potencialidades de objetos de aprendizagem em repositório digital para o ensino da língua inglesa. 2015. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing Learning Objects created to teach English as a foreign language available in the repository BIOE in order to verify whether these Objects can be classified as Language Learning Objects and, thus, could be used as resources to develop the learner’s communicative competence. Besides, we also intend to investigate whether the Objects incorporate characteristics of interactivity and independent learning. To analyze the Objects, we use an instrument developed by Borges (2006) that was originally created to analyze whether ESL/EFL software incorporate principles of the Communicative Language Teaching. Since our object of study is much smaller than and educational software, the instrument had to be adapted. Yet, the original three parts of the instrument were used in this research in order to analyze the technical characteristics focusing on motivation; the pedagogical characteristics focusing on the development of the communicative competence; and characteristics of individualized learning focusing on the development of learner’s autonomy. The results show that there is a very small amount of Language Learning Objects available in the repository and that the Objects analyzed do have the potential to develop the communicative competence when used as resources, and since they have a significant level of interactivity, they motivate students to learn. However, this study displays that there is no concern about creating Language Learning Objects that incorporate characteristics of individualized learning that contributes to developing learner’s autonomy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLanguage Learning Objectspt_BR
dc.subjectCommunicative Competencept_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompetência Comunicativapt_BR
dc.titlePotencialidades de objetos de aprendizagem em repositório digital para o ensino da língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo analisar os Objetos de Aprendizagem criados para o ensino de língua inglesa/LE disponíveis no repositório BIOE com o intuito de verificar se esses OA podem ser classificados como Objetos de Aprendizagem de Línguas e, desse modo, podem ser usados como recursos que desenvolvam a Competência Comunicativa. Buscamos ainda, evidenciar e descrever se esses Objetos, sejam OA ou OAL, incorporam características de interatividade e de uma aprendizagem individualizada. Para essa análise, utilizamos uma adaptação do instrumento criado por Borges (2006) que foi desenvolvido para avaliar se softwares educacionais de ensino de línguas desenvolvem a Competência Comunicativa (CC) do aprendiz. Por tratarmos de OA(L), nosso objeto de estudo é menor do que um software educacional que é mais complexo e, por isso, tivemos que adaptar o instrumento de análise. Ainda assim, mantivemos as três partes do instrumento que analisam, respectivamente, as características técnicas, com foco na interatividade; as características pedagógicas, com foco no desenvolvimento da Competência Comunicativa; e as características de aprendizagem individualizada que busca obter dados sobre a contribuição desses OA(L) para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Os resultados revelaram um número muito reduzido de OAL e que esses Objetos apresentam o potencial de desenvolvimento da CC e, por incorporarem elementos de interatividade, demonstram um potencial motivacional significativo. No entanto, os Objetos analisados mostraram que, dificilmente, há uma preocupação em incorporar característica da aprendizagem individualizada que promova a autonomia do aprendiz.pt_BR
dc.title.enPotentialities of learning objects in digital repositories to English language teachingpt_BR
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