Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166
Tipo: Dissertação
Título: O extrativismo da Carnaúba no Ceará
Título em inglês: The extrativismo of the Carnaúba in the Ceará
Autor(es): D'Alva, Oscar Arruda
Orientador: Martins, Mônica Dias
Palavras-chave: Extrativismo;Cera de carnaúba;Semiárido;Ceará;Extrativismo;Wax of carnaúba;Semiárido;Ceará
Data do documento: 2004
Citação: D'ALVA, Oscar Arruda. O extrativismo da Carnaúba no Ceará. 2004. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Pós-Graduação, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza, 2004.
Resumo: Esta dissertação trata do extrativismo da carnaúba no Estado do Ceará. A carnaúba (Copernícia prunifera) é uma palmeira nativa que em seu processo de adaptação às condições climáticas do semi-árido do Nordeste brasileiro desenvolveu a capacidade de produzir cera. A valorização da cera de carnaúba originou um conjunto de atividades produtivas e comerciais baseadas no extrativismo e no comércio exportador, que tiveram grande relevância na economia do Estado do Ceará. Após a Segunda Guerra Mundial, os preços da cera de carnaúba passaram a assumir uma tendência de queda. A desvalorização da cera vem implicando, desde a década de 1960, o desmatamento de carnaubais nativos para a implantação de outras atividades produtivas, o que produz impactos ambientais e sociais. Por meio de uma abordagem multidisplinar, este estudo analisa as interações ecológicas e antropológicas da palmeira no Nordeste semi-árido, a formação do extrativismo no Ceará, a ação do Estado e as políticas públicas adotadas, a situação do processo produtivo e dos atores sociais envolvidos na atualidade e, finalmente, os problemas estruturais e as perspectivas para o extrativismo da carnaúba no Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_oaalva.pdf10,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.