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dc.contributor.advisorTabosa, Francisco José Silva-
dc.contributor.authorSousa, José Nailton Martins de-
dc.date.accessioned2016-04-06T18:42:28Z-
dc.date.available2016-04-06T18:42:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, José Nailton Martins de. Principais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2015. 28f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-Ce, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16136-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the main factors impacting the level of failure and/or avoidance of students in technological courses of IFCE, Campus-Fortaleza. The methodology used was the econometric model of panel data with information on technological courses offered by the Federal Institute of Ceará, in the period 2006 to 2013. The database was extracted from the Academic Support System of Camper 23 of the Federal Institute of Ceará which has 22.000 students enrolled in different educational levels. Among other results, it was found that a 1% increase in the percentage of students with family income less than two minimum wages causes elevations of Evasion and disapproval rate of approximately 0.72%. The increase in the percentage of original public school students at 1%, decreased the failure rate at 0.07%. In a way, it can be inferred that public policies that have objective reduce failures could be directed to increase the income of the families of students and investment in public education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectTecnólogos - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePrincipais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo central analisar os principais fatores que impactam no nível de reprovação e/ou evasão dos alunos nos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus-Fortaleza. A metodologia empregada foi o modelo econométrico de dados em painel, com informações dos cursos tecnológicos ministrados pelo Instituto Federal do Ceará, no período de 2006 a 2013. A base de dados foi extraída do Sistema de Acompanhamento Acadêmico dos 23 campi do Instituto Federal do Ceará, que possui 22.000 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino. Dentre outros resultados obtidos, verificou-se que um aumento de 1% do percentual de alunos com renda familiar inferior a 2 salários mínimos ocasiona uma elevação média da Taxa de Evasão e Reprovação de aproximadamente 0,72%. A elevação do percentual de alunos originários de escolas públicas em 1% contribui para redução da Taxa de reprovação em 0,07%. De certa forma, pode-se inferir que políticas públicas que objetivam diminuir as reprovações poderiam ser direcionadas ao aumento da renda das famílias dos estudantes e ao investimento em educação pública.pt_BR
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