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dc.contributor.authorFERNANDES, Vera-
dc.date.accessioned2016-04-06T16:24:22Z-
dc.date.available2016-04-06T16:24:22Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationFERNANDES, V. (2002)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16104-
dc.descriptionFERNANDES, Vera. Ensino a distância e o desenvolvimento de autonomia no aprendizado de línguas estrangeiras. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 24, n. 1/2, p. 20-24, jan./dez. 2002.pt_BR
dc.description.abstractDue to few candidates to Language Course, mostly teachers searching for competence, with little available time, Universidade Católica de Pelotas – RS has innovated and offers Licenciaturas Concentradas. There, distance teaching is fundamental, proposing interaction mediated by appropriate material that covers teacher’s physical absence and gives the learner conditions to be more an active agent than in the traditional classroom model. Dickinson (1987) states that distance studies are not simple complement, reinforcement or further classroom content, neither task to fulfill class time. They are mainly characterized as valorization of learner’s potentialities who, free from teacher’s tutorship, advances by his own means in knowledge and experiences, recognizing himself as a capable and independent participant in the search and elaboration of ideas and new concepts. Santos (1996) explains that distant teaching can count on the most important factors to reach learning - frequently absent in formal education: active study, varied techniques, technically pre-prepared materials, alternative activities, respect to the learner’s pace and the learner as center of his own learning. This work aims to analyze distance teaching and its role in the development of autonomy in foreign language learning. Data from 45 students are analyzed. Dickinson’s (1987) concept of autonomy is adopted – learner’s capacity to take over responsibility for his own learning – and the importance of learner’s beliefs is seen when developing activities more productively to reach autonomy. Analysis results indicate learners prefer some activities and show that their development was hindered because of certain beliefs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleEnsino a distância e o desenvolvimento de autonomia no aprendizado de línguas estrangeiraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDevido à pouca afluência de candidatos às licenciaturas e ao fato de serem eles já professores em exercício, buscando aperfeiçoamento, mas dispondo de pouco tempo, a Universidade Católica de Pelotas – RS decidiu inovar e oferecer o que chamou Licenciaturas Concentradas. Nelas, os estudos a distância são parte fundamental e compreendem propostas de trabalhos que implicam produção e exposição de conhecimentos devidamente explorados pelo aluno, .que ganha condição de agente predominantemente ativo, mais do que no modelo presencial. Dickinson (1987) ensina que a educação a distância não é apenas simples complementação, reforço ou aprofundamento do ensino presencial, nem tarefa para preenchimento de carga horária. Caracteriza-se como possibilidade de valorização e de emergência de potencialidades do aprendiz que, livre da tutela do professor, avança em conhecimentos e experiências por meios próprios, percebendo-se capaz e independente, participante da busca e elaboração de idéias e novos conceitos. Santos (1996) esclarece que o ensino a distância conta com o que há de mais importante para que se realize a aprendizagem e que, muitas vezes, falha na educação presencial: estudo ativo, técnicas variadas compatíveis com os objetivos e conteúdos, materiais preparados tecnicamente com antecedência, atividades alternativas, respeito ao ritmo de aprendizagem do aprendiz, que é o centro de sua própria aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo uma análise do ensino a distância e seu papel no desenvolvimento de autonomia. Os resultados a análise indicam preferência dos alunos por certo tipo de atividade desenvolvida a distância e mostram a influência de certas crenças dos aprendizes.pt_BR
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