Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFregonezi, Durvali Emilio-
dc.date.accessioned2016-04-06T13:55:52Z-
dc.date.available2016-04-06T13:55:52Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16078-
dc.descriptionFREGONEZI, Durvali Emilio. A formação do leitor: objetivos e estratégias de leitura. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 24, n. 1/2, p. 29-33, jan./dez. 2002.pt_BR
dc.description.abstractThe PCNs in Portuguese Language, document published in 1998, present some suggestions to teaching reading and among theam we have: “it’s necessary to reflect with the students on the different kind of reading and the procedures that these readings acquire from the reader. They are different tasks: reading for pleasure, reading for writing, reading for studying, reading for finding out what is to be done, reading for identifying the author’s intention, reading for reviewing...”(p.61). However teachers who work with reading in the Fundamental and Medio Grade students (teachers who worry with reader’s formation and with the development of reading strategies) were asked, in a Specialization Course, about the different kind of reading quoted in PCNs and they could not characterize them. The present work tries to bring some elements to make teachers reflect on the necessity of developing reading strategies to these different kind of reading – procedures acoording to the reader’s objectives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor de leiturapt_BR
dc.subjectTipos de leiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.titleA formação do leitor: objetivos e estratégias de leiturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs PCNs de Língua Portuguesa, documento publicado em 1998, apresenta algumas sugestões para o encaminhamento do ensino de leitura. Dentre elas destacamos: “é necessário refletir com os alunos sobre as diferentes modalidades de leitura e os procedimentos que elas requerem do leitor. São coisas diferentes ler para se divertir, ler para escrever, ler para estudar, ler para descobrir o que deve ser feito, ler buscando identificar a intenção do escritor, ler para revisar...(p.61)”. No entanto, os professores que trabalham com ensino de leitura no ensino fundamental e médio (que obviamente preocupam-se com a formação do leitor, com o desenvolvimento de estratégias de leitura), consultados, em sala de aula, por ocasião de um curso de Especialização, não souberam caracterizar as diferentes modalidades de leitura citadas nos PCNs: leitura inspecional, leitura tópica... O presente trabalho procura trazer elementos para reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de estratégias adequadas voltadas para os diferentes tipos de leitura- procedimentos adequados de conformidade com os objetivos do leitor.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_defregonezi.pdf43,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.