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dc.contributor.authorSilva, Geranilde Costa e-
dc.date.accessioned2016-04-04T22:57:24Z-
dc.date.available2016-04-04T22:57:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Geranilde Costa e. O uso de narrativas no contexto de uma pesquisa ante pós facto: construindo novos caminhos por repensar o ser negro. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 33, v.1, n. 61, p. 67-78, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16050-
dc.description.abstractThis article comes to present researcher experience in which I used narrative close to a group of children in ages between 08 and 09 years and their teachers, a moment in that I could bring to classroom elements of African and Afro-brazilian History and Culture. I had an interest that the students and teachers knew some of the motivations which took Portugal to start the process of criminal enslavement against the African population. I decide build and to narrate the history of Rei Galanga (King Galanga). That narrative took the teachers to manifest their conceptions and prejudices about the African and Afrodescendant people and, also, the children knew an existence of a black royalty and some elements of its culture and they could still make associations among the violence practiced against the African people and the forms of violence of the present time. That narration activity was part of a master's degree research that had as objective to verify if the use of the African and Afrodescendant literature, while a pedagogic resource, would allow to students to produce or no new concepts about being black. For a better understanding of the reader, I present in that work the methodology, the stagesand some final results of that research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPesqusiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectAfrodescendentept_BR
dc.titleO uso de narrativas no contexto de uma pesquisa ante pós facto: construindo novos caminhos por repensar o ser negropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo vem apresentar uma experiência de pesquisa em que fiz uso de narrativa junto a um grupo de crianças do 3º ano (com idades entre 08 e 09 anos) e suas professoras, momento em que pude trazer para a sala de aula elementos da História e Cultura Africanas e afro-brasileiras. Como tinha interesse em que a turma e docentes conhecessem algumas das motivações que levaram Portugal a dar início ao processo de escravização criminosa contra os povos da África, decidi construir e, posteriormente, narrar-lhes a história do Rei Galanga. Essa narrativa levou, por um lado, as professoras a manifestarem suas concepções e preconceitos acerca dos povos africanos e afrodescendentes e, por outro, as crianças a tomarem conhecimento sobre a existência de uma realeza negra e alguns elementos de sua cultura e ainda poderem fazer associações entre a violência praticada contra os povos africanos e as formas de violência da atualidade. Essa atividade de narração fez parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo verificar se, enquanto recurso pedagógico, o uso da literatura africana e afro descendente permitiria a estudantes produzirem ou não novos conceitos sobre o ser negro. Para um melhor entendimento do leitor, apresento neste trabalho a metodologia, as etapas e alguns resultados finais dessa pesquisa.pt_BR
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