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dc.contributor.authorRech, Hildemar Luiz-
dc.date.accessioned2016-04-04T22:50:34Z-
dc.date.available2016-04-04T22:50:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRECH, Hildemar Luiz. O não-idêntico sob a coerção do idêntico e a incongruência entre o conceito e a realidade na dialética negativa de Theodor Adorno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 33, v.1, n. 61, p. 52-66, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16049-
dc.description.abstractAdorno unmasks the "Cartesian cogito", which characterizes a self-concerning model of identification, and proposes a correction of the register of conceptualization, without to abandon the mediation of concept. The author conceives a systematic vigilant subjectivity against the alienated assimilation to the systemic identification patterns. His "negative dialectics" outlines a procedure based in one internal paradox. According the author, there is one insuperable abyss between subject and object, concept and reality, which the critical reason needs, however, search to cross, but not without risks, making use of a critical mediation of concept. The core of "negative dialectics" is the auto-reflection of this equivocal, with their diverse meanings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialética negativapt_BR
dc.subjectConstelação de conceitospt_BR
dc.subjectNão-idênticopt_BR
dc.subjectConsciência crítico-reflexivapt_BR
dc.titleO não-idêntico sob a coerção do idêntico e a incongruência entre o conceito e a realidade na dialética negativa de Theodor Adornopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAdorno desmascara o modelo auto-referente de identificação do cogito cartesiano e propõe uma correção dos registros de conceituação, sem, contudo, abrir mão da mediação do conceito. Contra a assimilação alienante aos padrões de identificação sistêmica, Adorno propõe uma subjetividade de vigilância sistemática. A sua "dialética negativa" apresenta um procedimento que se apoia sobre um paradoxo inerente. Para o autor existe um abismo insuperável entre sujeito e objeto, entre conceito e realidade, o qual a razão crítica, contudo, deve procurar transpor por sua conta e risco pela mediação crítica do conceito. O cerne da "dialética negativa" se constitui na base da auto-reflexão desse equívoco com seus diversos significados.pt_BR
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