Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alcântara, Cláudia Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T14:12:15Z | - |
dc.date.available | 2016-04-04T14:12:15Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Cláudia Sales. A revolução dos quadrinhos: alternativa pedagógica para a contemporaneidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 85-98, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16026 | - |
dc.description.abstract | Currently the stories in comics are much more accepted as artistic and cultural production by increasing portions of society. This treats the work as a teaching tool-pedagogical very effective, possessing the ability, through its curriculum cultural, fun, forward a way of being, feel, live and to behave in the world, and can be used in a manner interdisciplinary various content school and 50 the ownership of the teacher, the student and the school is of fundamental importance in this age of globalization. As theoretical reference will be used for cultivating the idea advocated by the British Cultural Studies, University of Birmingham, who have been concerned with products of popular culture and mass media that express the meanings that are buying contemporary culture. Our wish is that more and more comics can enter the doors of colleges and the various school environments with more ease than before and are aware, however, that there is still a long way ahead to be travelled. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A revolução dos quadrinhos: alternativa pedagógica para a contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente as histórias em quadrinhos são muito mais aceitas como produção artística e cultural por parcelas cada vez maiores da sociedade. Esse trabalho as trata como uma ferramenta didático-pedagógica muito eficaz, possuindo a capacidade, através do seu currículo cultural, de divertir, transmitir uma forma de ser, sentir, viver e se comportar no mundo, além de poderem ser utilizadas de maneira interdisciplinar nos diversos conteúdos escolares e por isso a apropriação desta pelo professor, o aluno e a escola é de fundamental importância nesta era de globalização. Como referencial teórico será utilizada a ideia de cultura defendida pelos Estudos Culturais britânicos, da Universidade de Birmingham, que se preocuparam com produtos da cultura popular e dos mass media que expressam os sentidos que vêm adquirindo a cultura contemporânea. Nosso desejo é que cada vez mais os quadrinhos possam adentrar as portas dos colégios e dos diversos ambientes escolares com muito mais facilidade do que antes, estando ciente, contudo, que existe ainda pela frente um longo caminho a ser percorrido. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_csalcantara.pdf | 6,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.