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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MIRANDA, Ana Elisabeth Bastos de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T13:08:47Z | - |
dc.date.available | 2016-04-04T13:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, A. E. B. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16018 | - |
dc.description | MIRANDA, Ana Elisabeth Bastos de. A constitucionalização do direito à educação: conceitos, limites e garantias. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 11-32, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzes the constitutionalization of the right to education, considering some of its fundamental concepts, limits and guarantees. The analysis contemplates the following aspects:1. Conceptualization of the right to education as a fundamental social right and as a negative and positive subjective right; 2. Discussion about the factual (budgetary) limits imposed on the right of education by the possible reserve; and 3. Presentation of the material guarantees of the right to education defined by the "existential minimum", intangible, directly and immediately demandable juridically versus a more amplified "essencial nucleus" of this right. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Constitucionalização | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Limites e garantias | pt_BR |
dc.title | A constitucionalização do direito à educação: conceitos, limites e garantias | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa a constitucionalização do direito à educação, considerando alguns dos seus conceitos, limites e garantias fundamentais. A análise contempla os seguintes aspectos: 1. Conceituação do direito à educação como direito fundamental social e como direito subjetivo negativo e positivo; 2. Discussão sobre os limites fáticos (orçamentários) impostos sobre o direito à educação pela reservado possível; e 3. Apresentação da garantias materiais do direito à educação definidas por um "mínimo existencial", intangível, direta e imediatamente exigível judicialmente, versus um "núcleo essencial" mais ampliado desse direito. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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