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dc.contributor.authorSilva, Robson Carlos da-
dc.date.accessioned2016-04-01T22:28:35Z-
dc.date.available2016-04-01T22:28:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Carlos da. Roda de rua: notas etnográficas a respeito do jogo da capoeira enquanto fenômeno sociocultural urbano. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.1, n. 59, p. 11-24, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15997-
dc.description.abstractThe text addresses the Capoeira Roda de Rua, Brazilian culture, socio-cultural phenomenon as urban, democratic space for movement of learning, with the primary source the ethnographic record of notes made from an experience of 30 years of practice that culture in several capoeira in Brazil and the world, involving the perception and understanding of many aspects and traditions of Capoeira. The article includes the theoretical contributions of Foucault (2004), Goldenberg (2005), Oliveira (2003), Silva (2005), Vasconcelos (2006) among others points and stands in favor of the formative potential of popular cultural practices as educational praxis informally.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.titleRoda de rua: notas etnográficas a respeito do jogo da capoeira enquanto fenômeno sociocultural urbanopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto aborda a Roda de Rua de Capoeira, da cultura brasileira, enquanto fenômeno sociocultural urbano e espaço democrático de circulação de aprendizagens, tendo como principal fonte o registro de notas etnográficas 11 realizadas a partir de uma vivência de 30 anos de prática dessa cultura, em diversas rodas de capoeira pelo Brasil e no mundo, envolvendo a percepção e o entendimento de inúmeras vertentes e tradições da capoeira. O artigo conta com as contribuições teóricas de Foucault (2004), Goldenberg (2005), Oliveira (2003), Silva (2005), Vasconcelos (2006), dentre outros e se posiciona a favor do potencial formador das práticas culturais populares enquanto práxis educacionais não formais.pt_BR
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