Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Flávia Alves de-
dc.date.accessioned2016-04-01T21:40:25Z-
dc.date.available2016-04-01T21:40:25Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOUSA, Flávia Alves de. A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 85-103, 2008.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola diferenciadapt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguarypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto trata sobre a "Escola diferenciada", objetivando delinear uma discussão sobre a contribuição desta no processo de construção de uma identidade Pitaguary. Tendo como referência principal de que a identidade e a diferença é um processo relacional. As escolas observadas localizam-se no município de Maracanaú. Os dados foram coletados a partir de observações das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e entrevistas não estruturadas com crianças que estudavam na 1ª e 2ª séries; e realizei, também, atividades direcionadas com as crianças, trabalhando com fotografias. Atualmente, vários grupos indígenas têm reivindicado uma identidade étnica, tendo como base de discurso o direito a terra, à educação e à saúde diferenciada. Os Pitaguary foram reconhecidos desde 1997, e atualmente a "Escola diferenciada" faz parte da realidade do grupo. Observei que esta tem o objetivo de trabalhar alguns elementos que representam os valores culturais do grupo,tais como: o Toré, o artesanato, e a narração da história. Essa escola representa um espaço heterogêneo, onde são ensinados vários saberes concernentes ao currículo de uma escola com modelo ocidental de ensino. Além disso, são acrescentadas as atividades de "Arte e Cultura", desenvolvidas nas sextas-feiras - a denominada aula cultural, momento em que, para eles, a criança vai aprender a ser um "Pitaguary de verdade".pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_fasousa.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.