Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorSousa, Ana Carolina Braga de-
dc.date.accessioned2016-03-30T17:17:19Z-
dc.date.available2016-03-30T17:17:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Carolina Braga de. Educação ambiental e o teatro na história: uma experiência em Balbino, Cascavel, Ceará. 2011. 70 f. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15877-
dc.description.abstractThis research project as it finality develop a study about the experience of environmental education, that is find in process of construction, in the community called Balbino, what presents as district of Cascavel, located about 52 km from Fortaleza. Balbino is a coastal community marked by the fight to the possession of the territory and the resistance to the speculation of the territory, the exploration tourism, and to predatory fishing, those factors, that lead the consequent degradation of natural resources and the ecosystem of the community. The pedagogical proposition of this experience is founded in a interdisciplinary perspective, using as guiding elements the environmental education and the environmental history, propounding realize the consequences of exploration tourism in Balbino, using the research about relevant history facts to the community that refers to it social and environmental conflicts and the disordered utilization of their natural resources, and develop with the students reflections about this moment in the community, with the perspective of the implantation of a resort in their space, making questions about the transformations that can be realized in the environmental, and also the kind of development this achievement can bring to the community, reflecting about concepts like development, humans values, dissimilarity and environmental justice. We use the arts education, more specifically the theater as a methodology for enable the understanding of this context, making use of documental sources, interview with the area residents, identification of the representative places for the conservation of the community ecosystem and bibliography resources, providing the perception of the amplitude of the environmental question to the students, analyzing Balbino, and making the possibility, by that experience, the enlargement of their looks to the problem in a global proportion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExperiência em educação ambientalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectExperience of environmental educationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Cascavel (CE)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação ambiental - Cascavel (CE)pt_BR
dc.subjectTeatro-
dc.subjectInterdisciplinaridade-
dc.titleEducação ambiental e o teatro na história: uma experiência em Balbino, Cascavel, Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como principal finalidade desenvolver um estudo a partir da experiência em educação ambiental que se encontra em processo de construção na comunidade denominada Balbino, distrito do município de Cascavel, localizado acerca de 52 km de Fortaleza. Balbino é uma comunidade litorânea marcada pela luta da posse de terras e a resistência à especulação imobiliária, ao turismo de exploração e a pesca predatória, fatores que levam à consequente degradação dos recursos naturais e do ecossistema da comunidade. A proposta pedagógica dessa experiência se fundamenta numa perspectiva interdisciplinar, utilizando como elementos norteadores a educação ambiental e a história ambiental. Propõe perceber as consequências do turismo de exploração em Balbino, utilizando a pesquisa sobre fatos históricos relevantes para a comunidade e referentes a seus conflitos socioambientais e a utilização desordenada de seus recursos naturais. Como também desenvolver junto aos estudantes reflexões sobre o momento que a comunidade vivencia hoje, com a perspectiva de implantação de um resort nos arredores de seu espaço, questionar que transformações em seu meio ambiente podem ser realizadas e que tipo de desenvolvimento esse empreendimento pode trazer para a mesma, refletindo sobre conceitos como desenvolvimento, valores humanos, sustentabilidade, desigualdade e justiça ambiental. Utilizamos a arte-educação1, mais especificamente o teatro, como metodologia para possibilitar o entendimento desse contexto, faz-se ainda uso de fontes documentais, entrevistas com os moradores, identificação dos lugares representativos para a conservação do ecossistema da comunidade e pesquisas bibliográficas, proporcionando a percepção da amplitude da questão ambiental para os estudantes, e, através da análise de Balbino, possibilitar a ampliação de seus olhares para essa problemática em proporções globais.pt_BR
dc.title.enEnvironmental education and the theater at history: an experiment in Balbino, Cascavel, Cearapt_BR
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_acbsousa.pdf14,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.