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dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorQueiroz, Laane Lima-
dc.date.accessioned2016-03-29T14:56:36Z-
dc.date.available2016-03-29T14:56:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Laane Lima. Concepções de aprendizagem em organizações criativas: um estudo em companhias cearenses de dança. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15809-
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze the learning concepts in dance companies in Ceará. For this, the following specific objectives were established: 1) to investigate the learning reference in dance companies in Ceará; 2) to analyze the learning process in dance companies in Ceará; 3) to describe the learning contexts in dance companies in Ceará; and 4) to identify the factors that influence learning in dance companies in Ceará. Were used as theoretical reference the learning concepts proposed by Basto (2013) and factors that influence learning by Caldeira and Godoy (2011). In the methodological aspects, the study of a mixed nature; exploratory-descriptive; documentary and field through the study of multiple case in four dance companies in Ceará: Dita Company and Company Vata, in Fortaleza; Paracuru Company of Dance, in Paracuru; and, the Company Ballet Baião of contemporary dance in Itapipoca. Semi-structured interviews were conducted with nine dance professionals and questionnaire built in Likert scale with 24 respondents. Data analysis followed the steps of content analysis for qualitative data and the use of SPSS version 21 for treatment of quantitative data. The results indicated that learning reference converges with the theoretical concept of Senge (1990; 2003) by linking learning with personal development, the influence of mental models of each individual, to share goals, the group work and systems thinking; and Kolb (1984) by relating the generation of knowledge through experience. As for the process of learning the sequence of six steps was found: identification; observation; reflection; memory; implementation and sharing. It was confirmed that the learning contexts in dance companies in Ceará will still begin in childhood, being improved in educational institutions in dance from the integration with professional dancers. Finally, the questionnaires showed high level of agreement with the following factors that influence learning: tolerance to errors (66.7%); equal power and responsibility (83.3%); involvement (95.8%); encouraging change and innovation (75%); systemic vision that includes sharing (58.3%) and external interaction (87.5%); effective communication (75%), decentralized organizational structure (54.2%) and effective leadership (62.5%). Thus, it is concluded that the present study is as a contribution to the development of knowledge about learning concepts in creative organizations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleConcepções de aprendizagem em organizações criativas: um estudo em companhias cearenses de dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções de aprendizagem em companhias cearenses de dança. Para isto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: 1) investigar a referência de aprendizagem em companhias cearenses de dança; 2) analisar o processo de aprendizagem em companhias cearenses de dança; 3) descrever os contextos de aprendizagem em companhias cearenses de dança; e, 4) identificar os fatores influenciadores da aprendizagem em companhias cearenses de dança. Foram utilizadas como referência teórica as concepções de aprendizagem proposto por Basto (2013) e fatores influenciadores da aprendizagem por Caldeira e Godoy (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo apresenta natureza mista; exploratório-descritivo; documental e de campo por meio do estudo de caso múltiplos em quatro companhias cearenses de dança, a saber: Companhia Dita e Companhia Vatá, em Fortaleza; Paracuru Companhia de dança, em Paracuru; e, a Companhia Balé Baião de dança contemporânea, em Itapipoca. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove profissionais de dança e questionário construído em escala de Likert com 24 respondentes. A análise dos dados seguiu as etapas da análise de conteúdo para os dados qualitativos e a utilização do software SPSS versão 21 para tratamento dos dados quantitativos. Os resultados indicaram que a referência de aprendizagem converge com a concepção teórica de Senge (1990; 2003) ao relacionar aprendizagem com ao desenvolvimento pessoal, à influência de modelos mentais de cada indivíduo, ao compartilhamento de objetivos, ao trabalho grupal e pensamento sistêmico; e a de Kolb (1984) por relacionar a geração do conhecimento através da experiência. Quanto ao processo de aprendizagem verificou-se a sequência de seis etapas: identificação; observação; reflexão; memorização; execução e compartilhamento. Confirmou-se que os contextos de aprendizagem em companhias cearenses de dança se iniciam ainda na infância, sendo aprimorado em instituições de ensino em dança a partir da integração com bailarinos profissionais. Por fim, os questionários evidenciaram alto nível de concordância com os seguintes fatores que influenciam a aprendizagem: tolerância aos erros (66,7%); igualdade de poder e responsabilidade (83,3%); comprometimento (95,8%); incentivo à mudança e inovação (75%); visão sistêmica que inclui compartilhamento (58,3%) e interação externa (87,5%); comunicação eficaz (75%), estrutura organizacional descentralizada (54,2%) e liderança eficaz (62,5%). Desse modo, conclui-se que o presente estudo se constitui como um contributo para o desenvolvimento de conhecimentos sobre as concepções de aprendizagem em organizações criativas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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