Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerafim, Mônica de Souza-
dc.contributor.authorSoares, Priscila Caxilé-
dc.date.accessioned2016-03-28T14:28:34Z-
dc.date.available2016-03-28T14:28:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSoares, P. C.; Serafim, M. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15745-
dc.descriptionSOARES, Priscila Caxilé. O discurso argumentativo em artigos de opinião produzidos por alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa: uma análise à luz da Teoria dos Blocos Semânticos. 2015. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis work’s main objective is to examine how argumentative discourse is built in the genre opinion article produced by finalist students of the Portuguese Language Olympiad from 2014. It is, methodologically, an explanatory descriptive study, whose corpus was collected at the Portuguese Language Olympiad’s website and consists of thirty eight articles of opinion, from the five regions of Brazil, discussing the topic "The place where I live." For the analysis of this corpus quantitative and qualitative procedures were used, and also ducrotian theoretical assumptions of the Argumentation Theory of Language-TAL (1980), specifically its current phase, the Theory of Semantic Blocks (1995), developed by Marion Carel and Oswald Ducrot. Regarding the studies of genre, we follow the assumptions of Schneuwly and Dolz (2004). In our research, we proposed to: a) identify the marks of argumentative discourse in opinion articles from the 2014 Portuguese Language Olympiad; b) examine, from the statements and linguistically doxal lexicons, the normative and transgressive aspects of the theory of Semantic blocks and; c) analyze the sociocultural aspects. The analysis of opinion articles allowed us to conclude that the argumentative discourse marks identified in lexicons that represent them are directed to the semantically preparation of semantic blocks. It was found that most of the statements and lexicons linguistically doxal present in the opinion articles are made of normative aspects. Finally, when analyzing the social and cultural aspects, it was concluded that the speaker, while resident of the place about which he writes, takes on a socially situated role, as local citizen and as student, which helps him to report on the situation of the place where he lives, therefore, producing an argumentative discourse that can influence the way the speaker thinks, convincing him about the arguments used in the opinion articles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectOpinion Articlespt_BR
dc.subjectPortuguese Language Olympiadpt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectArtigo de Opiniãopt_BR
dc.titleO discurso argumentativo em artigos de opinião produzidos por alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa: uma análise à luz da Teoria dos Blocos Semânticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo principal analisar como se constrói o discurso argumentativo no gênero artigo de opinião produzido por alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, ano 2014. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo- explicativo, cujo corpus foi coletado no sítio da Olimpíada de Língua Portuguesa e constitui-se de trinta e oito artigos de opinião, das cinco regiões do País, que falam sobre o tema “O lugar onde vivo”. Para análise desse corpus utilizamos procedimentos quantitativos e qualitativos e, dos pressupostos teóricos ducrotianos da Teoria da Argumentação na Língua-TAL (1980), especificamente sua atual fase, a Teoria dos Blocos Semânticos (1995), desenvolvida por Marion Carel e Oswald Ducrot. Em relação aos estudos sobre gênero textual, seguimos os pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). Propusemo-nos, em nossa pesquisa: a) identificar as marcas do discurso argumentativo nos artigos de opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa 2014; b) examinar, a partir dos enunciados e dos léxicos linguisticamente doxais, os aspectos normativo e transgressivo da teoria dos Blocos Semânticos e; c) analisar os aspectos socioculturais. A análise dos artigos de opinião nos permitiu concluir que as marcas do discurso argumentativo identificadas nos léxicos que as representam se direcionam semanticamente para elaboração dos blocos semânticos. Verificamos que grande parte dos enunciados e léxicos linguisticamente doxais presentes nos artigos de opinião são constituídos de aspectos normativos. Ao final, ao analisarmos os aspectos socioculturais, concluímos que o locutor, enquanto morador do lugar sobre o qual ele escreve, assume um papel socialmente situado, de cidadão local, de aluno, o que contribui para que ele relate sobre a situação do lugar onde vive, produzindo, desta forma, um discurso argumentativo que consegue influenciar no modo de pensar do interlocutor, convencendo-o sobre os argumentos utilizados nos artigos de opinião.pt_BR
dc.title.enThe argumentative discourse opinion articles produced by final year students of the Olympiad English Language: An Analysis to the Theory of Semantic Blockspt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_pcsoares.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.