Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraz, Serafim Firmo de Souza-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Antônia do Socorro Rabelo-
dc.date.accessioned2016-03-17T19:50:25Z-
dc.date.available2016-03-17T19:50:25Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Antônia do Socorro Rabelo. Análise da gestão de pessoas na terceirização de atividades-fim no setor financeiro cearense. 2005. 192 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15569-
dc.description.abstractThe present study aims to verify how outsourced (contracted) sale teams are managed by commercial banks which operate in credit on consignation competitive business in Ceara State, in order to assure a continuous, qualified and increasing business tide. First, were done teorethical approaches as “third” and “fourth” outsourcing, strategic administration, human capital management, financial market and credit on consignation negotiation. After bibliographical review, an exploratory and descriptive field research was done with commercial banks placed in Ceara which operate with lending on consignation product. Were administered four semistructured quetionnaires to banks managers, banks correspondents, internal collaborators and collectors. After, collected iformations were tabulated and received qualitative and quantitative treatment, detecting that the outsourcing of selling activities by banks are motivated by margin, funding, decentralization of sale points and by operational simplicity, as well as was identified as a disadvantage of this outsourcing process the low managing and technical capacity of its correspondent (contracted).This operational simplicity setting, as well as low managing and technical capacity, roughly contribute towards the fragility of staff employee in third and fourth outsourcing sales team management techniques by contracted companies. We believe that the lack of human resources management practices within outsourcing work endangers strategic results of action of both companies involved on this process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.titleAnálise da gestão de pessoas na terceirização de atividades-fim no setor financeiro cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetiva verificar como as equipes de vendas terceirizadas (contratadas) são geridas por bancos comerciais que operam no competitivo mercado de crédito consignado no Estado do Ceará para garantir um fluxo contínuo, qualificado e crescente de negócios. Primeiramente, foram feitas abordagens teóricas tais como: terceirização; quarteirização; administração estratégica; gestão do capital humano; mercado financeiro e o negócio crédito em consignação. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo junto a bancos comerciais instalados no Ceará e operando com o produto empréstimo consignado, para a aplicação de quatro questionários semi-estruturados junto aos gestores dos bancos, correspondentes bancários, colaboradores internos e angariadores. Em seguida, as informações coletadas foram tabuladas e tratadas quantitativa e qualitativamente, constatando que a terceirização das atividades fins de vendas pelos bancos são motivadas pela margem, funding, descentralização de pontos de vendas e pela simplicidade operacional, como também. Identificou-se como desvantagem desse processo de terceirização a baixa capacitação gerencial e técnica do correspondente (contratado). Esse cenário de simplicidade operacional e baixa capacitação gerencial e técnica da gestão contribuem fortemente para a fragilidade das técnicas da gestão de pessoal empregadas nas equipes de vendas terceirizadas e “quarteirizadas”, pelas empresas contratadas. Acredita-se que a ausência das práticas da gestão de recursos humanos no trabalho terceirizado compromete resultados estratégicos de atuação das duas empresas envolvidas nesse processo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_masraraujo.pdf689,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.