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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMurakami, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorLeitão, Patrícia Bezerra de Menezes-
dc.date.accessioned2016-03-17T19:25:58Z-
dc.date.available2016-03-17T19:25:58Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLEITÃO, Patrícia Bezerra de Menezes. Inovação e marketing: estudo de caso com empresas ganhadoras do Prêmio FINEP Inovação na categoria Produto da região Nordeste. 2005. 162, [18] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15558-
dc.description.abstractThis work had as objective to research if the product innovation in companies of technology base at northeast region, winners of FINEP prize in product category, is consequence of market information and clients’ necessity. The intention is to mix the subjects innovations and marketing, and show that they have a relationship that can influence the development of market companies. This work uses an explorer research based in bibliographical data and documentary of primary and secondary sources, using the multiple case study method. In order to put up information about the company, it was given a structured quiz with writing and checking questions to the entrepreneurs and company managers. Two companies from Ceará and one from Paraíba were investigated. This study obtained as a result the marketing vision at the investigated companies and its relation with the innovation, or either the innovation of the awarded product came from clients’ necessity. It concludes that two of the investigated companies had a larger interaction with the appearing market, this way, the product innovation. The market research is fundamental for the creating and developing process of new products changing the market, interfering strongly in the economic development, financial and structural from companies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titleInovação e marketing: estudo de caso com empresas ganhadoras do Prêmio FINEP Inovação na categoria Produto da região Nordestept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo pesquisar se a inovação do produto nas empresas de base tecnológica da região Nordeste ganhadoras do Prêmio FINEP Inovação na categoria Produto é fruto de informações do mercado e das necessidades dos clientes. A intenção é interagir os assuntos inovação e marketing e mostrar que ambos têm relação um com o outro, podendo influenciar o desenvolvimento das empresas no mercado. Este trabalho utiliza-se de uma pesquisa exploratória baseada em dados bibliográficos e documental de fontes primárias e secundárias, utilizando o método de estudo de caso múltiplo. Para o levantamento de informações das empresas, foi elaborado um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas aos empreendedores e gerentes das empresas. Foram investigadas duas empresas do Ceará e uma empresa da Paraíba. Este estudo obteve como resultado a visão do marketing nas empresas investigadas e a relação destas com a inovação, ou seja, a inovação do produto premiado veio das necessidades dos clientes. Concluiu-se que duas das empresas investigadas tiveram uma maior interação com o mercado surgindo, desta forma, a inovação do produto. A pesquisa de mercado é fundamental para o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos inovadores, interferindo fortemente no desenvolvimento econômico, financeiro e estrutural das empresas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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