Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Juraci Maia | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T10:27:52Z | - |
dc.date.available | 2016-03-15T10:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. O ensino de história da educação na Faculdade de Educação/UFC: entre documentos e memórias desde os anos 1960. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 09-37, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15456 | - |
dc.description.abstract | This text makes - a reflection about Education History teaching with the purpose to locate the coexistence between the handbook traditions, aligned to Fernando Azevedo's classic work and the innovations brought to the area by the historic research under the influence of the New History and the Cultural History. From experience reports in the Education History field at the FACED-UFC, this work situates the chronological marks of the transit from taught to the research, characterizes the curricular coexistence of both tendencies and makes a comparison of the research production in Ceará. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | O ensino de história da educação na Faculdade de Educação/UFC: entre documentos e memórias desde os anos 1960 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto traz uma reflexão sobre o ensino de História da Educação, com o objetivo de situar a convivência entre a tradição dos manuais, alinhados com a clássica obra de Fernando de Azevedo, e as inovações trazidas ao campo pela pesquisa histórica influenciada pela Nova História e História Cultural. A partir de relatos de experiência na área de História Educacional na FACED-UFC, este trabalho situa os marcos cronológicos da passagem do ensino para a pesquisa, caracteriza a coexistência curricular das duas tendências e faz um balanço da produção de pesquisa no Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_art_mjmcavalcante.pdf | 14,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.