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dc.contributor.authorNegreiros, Fauston-
dc.date.accessioned2016-03-14T13:13:04Z-
dc.date.available2016-03-14T13:13:04Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationNEGREIROS, Fauston. Vidas secas ou secas vidas? O cotidiano familiar e educacional em meio à pobreza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 29, v. 1/2, n. 53/54, p. 120-135, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15444-
dc.description.abstractThe current study discusses common educational behavior - in the way of life situations around hunger, misery and poverty - as found in the classic work "Vidas Secas" from Graciliano Ramos. The main objective is to establish discussion and reflection about the dynamic of the marginalized family presented to us in the book "Vidas Secas", especially for being highly suffused with Educational issues. To study the book is also to investigate a historical coexistence with marginalization (Thompson, 7992; e Halbwachs, 2004), typically faced by North-Eastern families, inflicted by the social institutions and perpetuated for generations. The emotive aspects between the family members, dialogs and relationships in the family and with others in the same economic situation, their belieis and the possibilities of changing their social environment are related with general Educational themes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectCotidiano familiarpt_BR
dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
dc.titleVidas secas ou secas vidas? O cotidiano familiar e educacional em meio à pobrezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo discute o comportamento educacional familiar - sob a forma de vivência acerca da situação de fome, miséria e pobreza - apresentado na clássica obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. A meta maior é fomentar articulações e reflexões acerca da dinâmica da família marginalizada presente em Vidas Secas, sobretudo por estar amplamente permeada por questões educativas. Estudar a referida obra implica em investigar uma vivência histórica (Thompson, 1992; e Halbwachs, 2004) e tipicamente característica das Famílias nordestinas, ou seja, a marginalização frente às instituições sociais tem se perpetuado por várias gerações. Os aspectos da afetividade entre os membros da família, o diálogo relacionamentos sociais da família com outras pessoas na mesma condição, as crenças e a perspectiva de modificação de seu contexto sócio-econômico estão ligados à temática da Educação de forma geral.pt_BR
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